Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

O Garoto Selvagem

O Garoto Selvagem (L’Enfant Sauvage, França, 1970). Direção: François Truffaut. Roteiro: François Truffaut e Jean Gruault baseado nas memórias de Jean Itard. Elenco: Jean-Pierre Cargol, François Truffaut, Françoise Seigner, Jean Dasté, Annie Miller, Claude Miller, Paul Villé, Nathan Miller e Mathieu Schiffman. Duração: 83 minutos.

François Truffaut dedicava grande interesse pelo amadurecimento de jovens personagens submetidos à carga de responsabilidade naturalmente imposta pela vida, e mesmo que o autobiográfico Antoine Doinel (Os Incompreendidos e Beijos Roubados) tivesse tido sua cota de frustrações, pesares e angústias, nada se compara à primitiva e feroz experiência de aprendizado retratada n’O Garoto Selvagem. Baseado na história real de um garoto-lobo, apelidado de Selvagem de Aveyron, afastado do convívio da sociedade e encontrado nos bosques franceses no século XVIII, o roteiro co-escrito por Truffaut e Jean Gruault investiga as memórias e os relatórios do professor Jean Itard, o responsável por acolher o garoto e desenvolver um método de educação rudimentar e eficiente para sua ressocialização.

Adotando uma abordagem narrativa formalista e sistemática desde a captura do garoto, que viria a ser batizado de Victor (Cargol), a brilhante fotografia preto e branco de Nestor Almendros revive os estágios iniciais do cinema mudo na abertura com o efeito de iris característico das obras de D. W. Griffith, as imagens sujas e rabiscadas e as sombras marcantes provenientes da iluminação natural. Essa me parece a decisão acertada, haja vista a inabilidade de Victor em se comunicar mediante a fala, evoluindo posteriormente para um preto e branco tradicional e clássico após o garoto atingir a civilização e conviver com seus pares. Submetendo-se às imposições intrínsecas do material, Truffaut demonstra um autocontrole invejável desprezando as técnicas cinematográficas que ajudou a popularizar na nouvelle vague em prol de uma narrativa estritamente documental: planos estáticos, discreta mise-en-scène, cortes secos e o desenrolar uniforme, analítico e aprofundado no processo de aprendizado.

Essa incomum frieza do cineasta permeia completamente a narrativa, transformando-a em um registro clínico – o que é metodologicamente enfatizado pela narração voice over dos estágios do processo de ensino de Jean Itard -, e que encontra uma fresta de emoção na comovente afeição da governanta Madame Guerin (Seigner) pelo bem-estar do garoto. Dessa forma, Truffaut limita o interesse de Itard à mera experimentação científica, evitando o estabelecimento de um improvável relacionamento de pai e filho que seduziria facilmente cineastas experientes. Entretanto, fazê-lo implica em abdicar de uma variável essencial: o espectador, que inexoravelmente compartilhará a visão de Itard (personagem dominante na tela), relegando à “felicidade” do garoto ao amargo e distante segundo plano e  substituindo-o mentalmente por um avatar animalesco. É o procedimento quem é decisivo e o método empregado, não o resultado, por mais animador (ou decepcionante) que este poderia ser.

Não à toa, Truffaut evita contaminar a narrativa com as idiossincrasias de Victor, pois ele é um objeto de estudo, não tão diferente do que um rato de laboratório. E nos raros momentos em que o garoto observa de longe o bosque, o seu habitat natural, confinado detrás de grades de uma “prisão” (a mansão ou uma carruagem), é fácil observar que Victor teria mais a oferecer do que agir ou resistir à sedutora e recompensadora abordagem educacional de Itard. Além disso, em função dos eventos transcorrerem no século XVIII, é inevitável o aborrecimento do espectador diante dos métodos empregados por Itard, que envolvem associações simples de objetos e gravuras ou o aprendizado de palavras simples.

Provocando questionamentos – novamente, em um nível intelectual, desprivilegiando o emocional e o visceral – a respeito do que realmente é o melhor para Victor, a vida no bosque, onde ele estava perfeitamente adaptado, ou o difícil ingresso na sociedade humana, submetido ao crivo do tenaz conselho, as convulsões causadas pela intensidade dos estudos sugerem um esforço descomunal e, porque não, infrutífero e desnecessário de certo ponto de vista! Defender Jean Itard parece análogo a não questionar a colonização das Américas e a imposição do Cristianismo e os “bons modos e costumes” Europeus à população indígena. Mas, Truffaut (como diretor, roteirista e ator) transforma Itard em um indivíduo complexo, distante, porém reconhecendo sua importância para Victor. Crendo obstinadamente no método empregado, o professor reflete e indaga pontualmente acerca da sua eficácia e não hesita acrescentar desafios além da simples lógica (a determinação do sentimento de justiça é um dos momentos principais da narrativa).

Enquanto isso, Jean-Pierre Cargol convence na animalização do comportamento de Victor, observe como, apesar de reproduzir algumas ações ou obedecer comandos, ele mantém hábitos selvagens no recorrente batucar nas portas e paredes. Finalizado com a ótima trilha sonora de Antoine Duhamel que utiliza bastante Vivaldi, O Garoto Selvagem leva ao extremo a curiosidade de seu realizador pelo processo de amadurecimento do ser humano.

Infelizmente, para isso, François Truffaut abdicou de sua principal qualidade, a sensibilidade, em prol do cinismo e racionalização. Não duvido que esse seja um dos filmes da cabeceira do mestres Werner Herzhog.

* Esta crítica faz parte do Especial François Truffaut do Cinema com Crítica que continua na sexta, 10 de fevereiro, com Beijos Roubados (1968).


Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Críticas
Marcio Sallem

Papai é Pop

Livremente inspirado no livro “O Papai é Pop”,

Críticas
Thiago Beranger

Blonde

Crítica da cinebiografia ficcional de Marilyn Monroe dirigida

Rolar para cima