10 Filmes de Terror na Sexta-Feira 13

Quer uma desculpa para noites de pesadelo ou um motivo para dormir de luz acesa? Ao menos um destes 10 filmes provocará este efeito em você mas, cuidado, eles não são recomendados para quem tenha coração fraco. Ah, esqueçam o cinema de horror com toques bem-humorados (desculpe-me Sam Raimi), os zumbis de George Romero ou japoneses de cabelo escorrido saindo da televisão; esta seleção não quer te divertir, apenas te assustar até os ossos gelarem.

A Profecia (1976)

Ou o que você faria se descobrisse se seu filho carinha de anjo fosse o anti-Cristo? A prova de que crianças, ao menos o Damien, podem ser assustadoras.

A Hora do Pesadelo (1984)

Chego exausto em casa e espremo algumas horas de sono apenas para um cretino, como este Freddy Krueger, arruinar o meu descanso. Isto sim é terror! P.S.: dispense a horrorosa refilmagem e as fracas continuações.



O Enigma do Outro Mundo (1982)

Uma promessa: depois de assistir a esta maravilha de John Carpenter, você vai abandonar seus planos de ir morar na Antártida. Confira também a prequel homônima recém lançada nas locadoras, não uma obra-prima, mas digna e competente.

O Iluminado (1980)

Já vi muitos torcerem o nariz para esta obra-prima de Stanley Kubrick, chamando-a de aborrecida e anti-climática, para dias depois não suportarem ficar sozinhas no quarto (este é um relato real). Qualquer outra temporada numa casa mal assombrada é uma caminhada no parque depois deste. Destaque: o literalmente possuído Jack Nicholson.

Abismo do Medo (2005)

Claustrofobia? Medo de escuro? Criaturas rastejando por entre as frestas de uma caverna? Misture isso para criar um terror genuinamente tenso e inteligente, ou o equivalente ao incômodo provocado por arrastar a unha na parede por 100 minutos.

A Hora do Lobo (1968)

Escritores tendem a ser criativos, principalmente quando atormentados por aflitivas memórias e pesadelos em um filme de terror minimalista do mestre Ingmar Bergman.

O Bebê de Rosemary (1968)

Apartamento novo. Vizinhos simpáticos. Misteriosa gravidez. Alucinações, ruídos e pesadelos. Um estranho temor do feto na barriga na alegoria de Roman Polanski sobre medo.

Halloween (1978)

Um vilão antológico dos olhos escuros como os do diabo e um nome que ecoaria por todos os fãs do terror: Michael Myers. Favor não confundir com o Austin Powers. Grato. P.S.: a refilmagem de Rob Zombie (não a continuação desta) tem algum charme e sustos.

Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

No espaço, ninguém pode ouvi-lo gritar, óbvio, mas escutar as palpitações do coração nos apertadores corredores e ductos de ventilação da Nostromo torna o característico som desta abafada, claustrofóbica e estressante obra-prima do terror.


O Exorcista (1973)

Tem tudo o que um grande filme de terror precisa: um evento notadamente perturbador e aflitivo, personagens dúbios, uma atmosfera tenebrosa, demônios, religiosidade… e padres. Para muitos (como eu), o filme definitivo do gênero.

Próximo

Pistoleiros do Entardecer | A Infância de Ivan

Dois aclamados diretores de cantos opostos do globo obtiveram no ano de 1962 o reconhecimento internacional por seus trabalhos: Sam Peckinpah lançou o seu segundo trabalho, o faroeste Pistoleiros do ... Read more

Anterior

A Tetralogia do Poder

A Tetralogia do Poder de Aleksandr Sokurov é uma farsa! Calma, antes que abandone este breve artigo, amadureça a frase na medida em que refletimos a respeito deste ambicioso e ... Read more

11 Comments on “10 Filmes de Terror na Sexta-Feira 13”

  1. Concordo que o Enigma é apenas digno e competente, não uma obra-prima. A Hora do Pesadelo É uma obra-prima. E não acho as continuações ruins. A 3ª e a 7ª são excelentes, por exemplo. Ok, o resto é fraco. Nicholson é bom em O Iluminado, mas não curto o filme.

    Tem coisas melhores que Abismo do Medo. =p A Hora do Lobo é uma boa lembrança. Rosemary é com justiça um dos maiores filmes do gênero. Genial. O primeiro Halloween é sensacional também. Alien e O Exorcista são outros unânimes. Só colocaria Gabinete do Dr. Caligari, para mim, um dos mais assustadores que já vi. Minha lista seria diferente (apesar de não saber o quanto), mas manteria alguns nomes que você lembrou.

    Abraço.

  2. Uma das minhas maiores falhas cinéfilas é o gênero "terror" (não por um acaso só vi três da lista). Quando criança, eu morria de medo e agonia. Não mudei nada. Fico tenso com qualquer coisa. Em O Bebê de Rosemary, no clímax, tive que ligar pra minha mãe para saber se ela já estava chegando em casa. Dito isso, adoro O Iluminado, o já citado e Hora do Lobo. Aliás, sabia que A Hora do Lobo não foi tão bem recebido na época? Estava lendo na época que, por suceder Persona, foi visto com grandes expectativas e recebido com menos calor que sua obra-prima antecessora.

    Bem, preciso me corrigir e ir atrás destes filmes da lista.

  3. Cara tô vacilou feio Márcio Sallem!!!!!

    Aonde já se viu, que não ter nessa sua lista os clássicos do Terror: O Massacre da Serra Elétrica, Sexta-feira 13, Um Lobisomen Americano em Londres, Um Grito De Horror, Pague Para Entra Reze Para Sair, Poltergaist – O Fenômeno, A Morte Pede Carona (1986), A Hora do Espanto (1987), Brinquedo Assassino, A Noite dos Mortos Vivos e,t,c…

    Da próxima vez acesse para se informar sobre filmes de Terror, o site: http://www.boca doinferno.com.br

  4. Já assisti a todos e, sinceramente, nenhum é melhor dos que eu elenquei. Se você falasse em Sexto Sentido, Os Outros ou algum expressionista da década de 20 eu calaria, mas estes que mencionou? Rum.

  5. Oi ! 🙂
    Você não se esqueceu na listinha do Nosferatu, do Murnau? Tem o vampiro mais assustador que eu já vi e uma fotografia sombria. Eu sei que o filme é mudo, preto e branco e tal, mas mesmo assim me deixa assustada.
    Eu já vi todos da lista e um que vc mencionou que eu ainda não tinha tido vontade de ver é o prequel do Enigma, vou baixá-lo assim que der.

  6. Tem toda razão, mas por se tratar de um gênero (e não um tema específico) tive que fazer concessões: exclui os zumbis de Romero, os terror/comédia estilo Sam Raimi e os expressionistas, como Nosferatu ou Gabinete do Dr. Caligari.

    Ainda assim, uma excelente lembrança.

  7. Poltegeist o exorcista,o iluminado,sexta feira 13,halloween,a hora do pesadelo,o massacre da serra elétrica,panico na floresta,panico,lenda urbana.a orfã,eu sei que voces fizeram no verão passado,invocação do mal e cemiterio maldito classicos!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *