Men in Black III, Estados Unidos, 2012. Direção: Barry Sonnenfeld. Roteiro: Etan Cohen baseado nos quadrinhos de Lowell Cunningham. Elenco: Will Smith, Tommy Lee Jones, Josh Brolin, Jermaine Clement, Emma Thompson, Michael Stuhlbarg, Mike Colter, Michael Chermus, Alice Eve e Bill Hader. Duração: 103 minutos.
Eis uma aposta arriscada: reconvocar os Homens de Preto, quase uma década depois da decepcionante continuação que afundou a franquia, para com um dos orçamentos mais inflados da história do cinema (de 215 a 300 milhões de dólares incluídos os valores de publicidade), recuperar o charme excêntrico e empolgante do original de 97. Passaram-se 15 anos deste, e Will Smith e Tommy Lee Jones retornam como os agentes J e K para um público novo e jovem, pouco familiarizado com as aventuras da agência secreta que monitora a atividade extraterrestre na Terra, e mais interessado nas várias adaptações de super-heróis nas telas. Pensando friamente, é um prognóstico desanimador, mas MIB³ – Homens de Preto 3 é um exemplar bem-sucedido da retomada da inventividade e da satisfatória dinâmica dos protagonistas, as qualidades que conquistaram o público (e a mim) muitos anos atrás.
Escrito por Etan Cohen (não confundir com um dos irmãos Coen), a narrativa tem início com a fuga do asqueroso Boris (Clement) de um presídio de segurança máxima na Lua, para se vingar de K (Jones) que, há 40 anos, evitou a invasão alienígena boglodita e o enviou a prisão, arrancando o seu braço no processo. Introduzindo o conceito de viagem no tempo na série, Boris volta ao passado para matar K e alterar o curso da história; mas J (Smith), misteriosamente o único a pressentir as mudanças, retorna a 1969 para salvar o seu parceiro e a Terra, aliando-se à versão jovem de K (Brolin). A contextualização histórica não foi em vão, e nesse ano a humanidade pisou na lua pela primeira vez e o rock conheceu o seu palco mais famoso em Woodstock, permitindo ainda o design de alienígenas retrô inspirados em icônicos seriados como Perdidos no Espaço e Jornada nas Estrelas.
Apesar do longo hiato, a narrativa mantém intactos os melhores elementos do original, como a postura carrancuda de K, insensivelmente divertida no discurso de morte de Zed, e a boa química entre a dupla de agentes. Reproduzindo criativamente um salto no tempo, embora os efeitos especiais deixem a desejar, o filme acerta no
casting do interessante Josh Brolin, que reproduz fielmente a entonação da voz texana de Tommy Lee Jones e os maneirismos de sua atuação, como o desanimado e cansado dar de ombros antecedido de uma instante de silêncio. Brolin, assim, facilmente rouba para si o filme de Will Smith que é eclipsado inclusive pelo archaniano Griffin (Stuhlbarg), um extraterrestre ingenuamente doce e bondoso cuja habilidade de enxergar simultaneamente múltiplas dimensões o transforma no melhor personagem da série.
Com boas gags – uma criança confunde J com um importante personagem mundial -, os monitores da Agência também divertem ao revelar famosos alienígenas, como os esquisitos Tim Burton e Lady Gaga. Já o design de produção permanece limpo e eficiente, seja nas diversificadas raças alienígenas quanto na ilustração das personalidades de J e K a partir de um breve olhar em seus apartamentos. E, se alguns sentirão a falta do pug falante Frank, recordado ao menos duas vezes, o filme é saudoso ao homenagear a sequência final do original de 97.
No entanto, é impossível ignorar os enormes e grosseiros furos narrativos causados por um roteirista claramente incapaz de lidar com o conceito de viagem no tempo. Sem entregar spoilers, apenas J estar na Agência e se recordar de K revela um paradoxo sem solução, pois este supostamente morreu em 69 e não poderia tê-lo recrutado, e culpar fratura temporal e achocolatado (!) é desculpa de roteirista preguiçoso. A própria invasão que ocorre nos dias atuais é inexplicável já que os bogloditas o fariam no passado e não no presente, quando a raça estaria extinta. Incapaz de respeitar a cronologia da série, basta remexer as memórias para ver que algumas coisas não fazem mais sentido, a narrativa sequer compreende as inusitadas regras, quebrando-as inocentemente, como no sacrifício de um personagem ao final.
Entretanto, a direção de Barry Sonnenfeld é suficientemente ágil para que não pensemos (muito) nos tropeços narrativos. Dosando o humor, ação e drama adequadamente, apesar de tropeçar na desnecessária sequência em um boliche (novamente, com efeitos especiais discutíveis), o cineasta desenvolveu uma aventura descompromissada, que longe da originalidade de outrora, retorna a discutir a importância das pequenas coisas no curso da história – desta vez, a rede Arc que protegeria a Terra dos bogloditas.
Embora improvável que a aposta dos produtores tenha resultados além do morno, Homens de Preto 3 é bom o bastante para “neuralizar” o desastre do último episódio e manter uma lembrança agradável de J, K e esta inusitada Agência secreta.
P.S.: o 3D do filme é convertido, portanto, economize seu dinheiro e veja na sessão convencional!
Termômetro
Galera de Imagens
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.
8 comentários em “MIB³ – Homens de Preto 3”
Coloque risco nisso…kkk
Mas, acho que pode ser uma boa alternativa.
Gosto da série. Porém, óbvio que vou imaginando algo bem mais light que o primeiro.
O que vier é lucro.
Abraços
Renato Alves
http://www.renatocinema.blogspot.com
Ficou bem melhor agora. Aquelas imagens no meio da página quebravam a leitura. Parabéns pelo site! 🙂
vi o primeiro e já bastou…o que não se faz por dinheiro…
O Falcão Maltês
Melhor do que fica vendo filme Justin Bieber e outros filmes brasileiros lixos que o povo nem se quer sabe roteirizar!
Só para confirmar, o personagem do Will Smith conseguiu "lembrar" de tudo pois ele estava presente no evento, pelo menos foi isso que o personagem que dá o dispositivo ao agente J. Ele diz "Voce lembra por que você estava lá, se tudo der certo me conte depois". O negócio do achocolatado é uma vontade que aconteceu com o J pois ele tinha sofrido a tal fratura temporal, mas não é o motivo dele se lembrar de tudo. Estou errado?
É legal…
Tipo vi o filme , fiquei no vácuo tb , se o zed era diretor da agência na ataulidade .Pq no passado ele não aparece ?
Eu gosto do filme, mas tem, como foi dito, umas coisas que não fazem sentido algum, problemas com a viajem no tempo e tal, mas o fato de que uma agência que monitora e recebe os alienígenas, não tem uma nave espacial e precisa colocar a arma que salvará a a terra e um foguete americano da corrida espacial, é um insulto à inteligência!