Depois de apresentar-lhes as melhores atuações femininas, saibam que os homens não ficaram para trás (ou, talvez, um ou dois passos). Eles criaram heróis em que podemos nos inspirar e monstros que apenas podemos temer e torcer para não cruzar o nosso caminho, exemplos (e contra-exemplos) do que é humanidade e dignidade.
Assim, eis as melhores atuações masculinas em 2018, considerando apenas filmes lançados comercialmente no Brasil, em cinema ou streaming.
- Daniel Day-Lewis, Trama Fantasma
- Timothée Chamalet, Me Chame pelo Seu Nome
- Denis Ménochet, Custódia
- Bradley Cooper, Nasce Uma Estrela
- Daveed Diggs, Ponto Cego
- Joaquin Phoenix, Você Nunca Esteve Realmente Aqui
- Sam Rockwell, Três Anúncios para um Crime
- Ben Foster, Sem Rastros
- Steven Yeun, Em Chamas
- Michael B. Jordan, Pantera Negra
Merecem menção, sem ordem de preferência: Colin Firth (Somente o Mar Sabe), Daniel de Oliveira (Aos Teus Olhos), Gary Oldman (O Destino de Uma Nação), Paul Giamatti (Mais Uma Chance), Rami Malek (Bohemian Rhapsody), Simon Russell Beale (A Morte de Stalin), Steve Buscemi (A Morte de Stalin), Tom Cruise (Missão: Impossível – Efeito Fallout).
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.