É o momento de virar de vez a página de 2018, enumerando aquelas produções que guardarei, para sempre, com carinho na minha memória cinéfila. Lembrando: apenas filmes lançados comercialmente nos cinemas ou streaming no Brasil neste ano.
- Roma
- O Outro Lado do Vento
- Projeto Flórida
- Hereditário
- Arábia
- Trama Fantasma
- Infiltrado na Klan
- Aniquilação
- Ponto Cego
- Custódia
E ainda, 10 menções honrosas que não posso deixar passarem em branco: A Forma da Água, Me Chame Pelo Seu Nome, Missão: Impossível – Efeito Fallout, My Happy Family, O Conto, Os Incríveis 2, O Sacrifício do Cervo Sagrado, Sem Rastros, Três Anúncios para um Crime e Utøya – 22 de Julho.
Outros 20 ótimas produções que marcaram 2018: A Balada de Buster Scruggs, A Noite Devorou o Mundo, As Viúvas, Buscando…, Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível, Em Chamas, Ilha de Cachorros, Jogador Nº 1, Mais uma Chance, Mudbound – Lágrimas sobre o Mississippi, Nasce uma Estrela, O Amante Duplo, O Apóstolo, Pantera Negra, Primeiro Homem, Shirkers, Um Lugar Silencioso, Uma Noite de 12 Anos, Vingadores: Guerra Infinita e Você Nunca Esteve Realmente Aqui.
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.