O Cinema com Crítica é apenas o segundo nome que pensei para meu projeto pessoal de ensinar a respeito de cinema e televisão a partir de críticas: Clube do Filme era o primeiro nome, parte, confesso, ao meu amor por Clube da Luta, filme que me abriu os olhos de que havia mais no cinema do que poderia perceber superficialmente, e parte também em relação ao projeto que sempre alimentei dentro de mim: poder conversar sobre os filmes que amamos é uma forma não apenas de eternizá-los na memória, é meio por que podemos crescer como cinéfilos e seres humanos, a partir de nossa capacidade de usar a arte para debater o presente e do respeito e empatia necessários para escutar a opinião alheia, muitas vezes divergente, e aprender com esta.
Nesta quarentena, montei o Clube do Crítico com objetivo de integrar pessoas espalhadas ao redor deste Brasil pela nossa paixão em comum: o cinema. Mais do que isto, a paixão em debater seus símbolos e significados, conhecer interpretações e pessoas com que não conviveríamos caso não fosse por este projeto.
Em Junho, aconteceu o projeto piloto e gratuito, em que nos reunimos, quatro vezes, para discutir dois filmes que entendi serem importantes para entender o momento de nossa sociedade:
- Um Crime Americano, documentário cuja curadoria teve motivação nos crimes cometidos contra a população negra nos Estados Unidos; e
- Filhos da Esperança, ficção-científica cuja curadoria partiu do desejo de entender o comportamento social em face a uma pandemia, neste caso, da infertilidade, com os temas contemporâneos narrativos.
A partir de Julho, a filiação ao Clube do Crítico será mediante assinatura no valor de R$ 47,90, que dá direito a:
- Acesso à página do Clube do Crítico no Instagram;
- 4 encontros mensais por meio de sistema de videoconferência;
- Curadoria de, ao menos, 2 filmes mensais para serem debatidos;
- Comprometimento em ensinar linguagem cinematográfica durante o debate e tornar o espaço de discussão em um ambiente seguro e prazeroso de interação e respeito; e
- Guia do encontro, ao término deste, com as questões provocadas e debatidas.
As inscrições estarão limitadas, neste mês de Julho, a 20 participantes, e podem ser realizadas através do link a seguir:
Se você ama cinema e debates construtivos, este Clube, meu sonho desde fevereiro de 2010, É PARA VOCÊ. Venha participar também!
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.
4 comentários em “Abertas as Inscrições para o Clube do Crítico – Julho/2020”
Quais são os dias e horários das reuniões?
Oi, Lula. São 4 encontros mensais. Sempre em horários não comerciais, preferencialmente aos sábados (15 – 17 horas).
Márcio, sou psicóloga clínica e social e trabalho no movimento de saúde mental aqui em Fortaleza, o motivo do meu contato é porque eu conduzo grupos terapêuticos no trabalho e entre os grupos que facilito se encontra o cineterapia, onde assistimos o filme e ao finalizar fazemos uma discussão a cerca do mesmo. Atualmente devido a pandemia, estamos em home office e continuamos os grupo de forma online, o cineterapia foi para o formato de lives, estou lhe explicando para saber, como faço para lhe convidar para participar de uma live do movimento de saúde mental em parceria com a fiocruz do projeto fica em casa, visto que você é do clube crítico de cinema e faz parte do cinemacomcrítica, seria um convidado muito bom para fazer esse momento de live, desde já agradeço, espero que aceite e se for possível, me enviar um e-mail para que eu possa está enviando o convite especial. Obrigada! Ficarei no aguardo.
Oi Francimeire, tudo bom?
Poxa, parece uma ideia muito boa. Vou enviar o e-mail, sim.