“Pelé”, documentário dirigido por Ben Nicholas e David Tryhorn da Netflix, registra o período de 12 anos em que Pelé, o único jogador da história do futebol a vencer 3 campeonatos da Copa do Mundo, foi de jovem revelação em 1958 ao herói nacional em 1970.
Além de retratar o jogador dentro das quatro linhas, com imagens e vídeos de arquivo inéditos ou ao menos conhecidos de parte do público, o documentário registra o período de turbulência política no Brasil após o golpe militar e a edição do Ato Institucional nº 5, e como o mesmo futebol que levou o nome do Brasil mundo afora, também ajudou a alienar a população em face ao momento histórico que vivenciavam.
O documentário apresenta depoimentos de ex-jogadores (Amarildo, Roberto Rivellino, Mario Zagallo), jornalistas esportivos (Paulo César Vasconcellos, José Trajano, Juca Kfouri) e mesmos políticos (Fernando Henrique Cardoso, Antônio Delfilm Neto), além de apresentar Pelé, após duas cirurgias de quadril e com mobilidade reduzida, em um momento de vulneralidade que o humaniza além da figura de lenda.
As redes sociais do Cinema com Crítica:
Instagram – https://instagram.com/cinemacomcritica
Twitter – https://twitter.com/marciosallem
ClubHouse – @marciosallem
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.