Raya e o Último Dragão
Na terra mítica de Kumandra, Dragões impedem que Druuns obscureçam a terra e consumam o espírito dos humanos, transformando-os em pedra. Depois da separação em 5 reinos rivais e o desaparecimento dos dragões, Raya parte em busca de Sisu, o último dragão, a fim de que possa restabelecer a ordem e resgatar seu pai.
A animação é uma homenagem aos países do sudeste asiático: Tailândia, Vietnã, Camboja, Myanmar, Malásia, Indonésia e Laos. Sua data de estreia original era novembro de 2020, mas, em virtude da pandemia do Covid-19, acabou adiada para 15 de março de 2021, nos cinemas e Disney+.
Raya se torna a 13ª princesa do cânone da Disney, mesmo que não seja, necessariamente, uma filha de realeza, e é a terceira que não tem um interesse amoroso (ao lado de Moana e Merida, de Valente) neste que marca a 62ª animação do estúdio.
O elenco original de vozes conta com Kelly Marie Tran (Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedis), Awkwafina (A Despedida e Jumanji – Próxima Fase), Gemma Chan (Podres de Rico e Os Eternos), Sandra Oh (Killing Eve e Grey’s Anatomy) dentre outros. O filme tem a direção de Don Hall, (Moana e Operação Big Hero), Carlos López Estrada (Ponto Cego e Legião), Paul Briggs e John Rippa.
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Raya e o Último Dragão – Crítica do filme
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Raya e o Último Dragão – Filme análise
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.