Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

LICORICE PIZZA (2021). Crítica do filme dirigido por Paul Thomas Anderson.

Sinopse – Licorice Pizza é a história de Alana Kane e Gary Valentine crescendo, correndo e se apaixonando no Vale de San Fernando, 1973. Escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, o filme acompanha a navegação traiçoeira do primeiro amor. (AdoroCinema)

Crítica – Paul Thomas Anderson é o melhor cineasta norte-americano de sua geração. Ponto. Sua capacidade em convidar e atrair o espectador, em vez de puxá-lo à força, para mergulhar em uma época não tão distante da que vivemos apenas rivaliza com a meticulosidade com que pensa e articula discursos com o intermédio de imagens. Com esta comédia de época, romântica e dramaticamente afinada para revelar o processo de amadurecimento de Gary e também de Alana. Enquanto ela já é adulta mas ainda imatura, ele parece mais maduro do que a idade etária do colegial.

Sem maiores dificuldades. PTA retira o elefante do centro da sala de cinema, a pedofilia sugerida na atração amorosa que existe entre os dois, e começa a discutir como o relacionamento entre ambos pode despertar o melhor neles. Não o relacionamento amoroso ou sexual, mas aquele que acentua qualidades e obscurece defeitos. Gary e Alana são inseparáveis, mesmo que a moral não permita enxergá-los como um casal. Nesta odisseia, que beira o surreal em passagens – as participações de Sean Penn e Bradley Cooper são inspiradas neste quersito – e mesmo o ofensivo – não com o intento de ofender, mas de retratar a época -, o diretor revisita uma época no tempo, os anos 70, não a partir do olhar de hoje, mas no daquela época.

Enquanto alguns filmes de época utilizam o anacronismo para tentar comentar o hoje com os cenários, figurinos e penteados de ontem, PTA faz o mais improvável: retornar àquele tempo, desatualizar nossa bússola e devolver à sociedade ao modo como pensava. Não pretende ensaiar uma crítica ao pensamento retrógrado de então, nem ilustrá-lo de forma saudosista, senão na trilha musical organizada com carinho. Os anos 70 são retratados como foram, no bom e ruim, como o palco em que duas almas vagam e correm em busca de propósito, daquele flare de luz que invade o quadro, no melhor filme do ano.

Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Cooper Hoffman, Alana Haim, Bradley Cooper, Sean Penn

Licorice Pizza é bom?, vale a pena?

Inscreva-se no canal:
http://www.youtube.com/channel/UCGEfU

#LicoricePizza #NetflixBrasil #Filme #Cinema #Crítica

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Rolar para cima