Andrey Lehnemann, escritor, crítico e colunista, e Márcio Sallem, escritor, crítico e professor, se reuniram para montar um curso para os amantes do horror cinematográfico. Trata-se de um dos cursos mais completos sobre o terror: o Clube da Meia Noite.
Entre 19 de julho e 13 de dezembro, os inscritos aprenderão sobre a história do gênero, os subgêneros, movimentos e as identidades deste cinema de medo muito além de monstros, fantasmas e espíritos. As aulas se dividem nos seguintes temas:
- Aula 1 – Slasher e Giallo.
- Aula 2 – Voyeurismo e a cumplicidade com o mal.
- Aula 3 – Terror feminista e a repressão sexual.
- Aula 4 – Horror francês.
- Aula 5 – Expressionismo alemão e expressionismo moderno.
- Aula 6 – Cinema italiano de horror e bruxaria.
- Aula 7 – Horror brasileiro, suas expressões e multiculturalidades.
- Aula 8 – Black horror e o medo de sirenes.
- Aula 9 – Casas mal-assombradas e a lógica do jump scare.
- Aula 10 – Possessão demoníaca e o demônio no berço.
- Aula 11 – Cinema de culto e horror folclórico (folk horror).
- Aula 12 – Horror familiares e o mito do terror elevado ou pós-horror.
- Aula 13 – O terror e a ficção científica.
Para maiores informações sobre o investimento, a duração, o dia das aulas ao vivo, e mais, acesse a página de lançamento em:
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.