Como costuma acontecer, as mulheres proporcionaram um show em frente às câmeras, construindo personagens por quem sentimos amor, empatia, temor e tantas emoções que serviram de combustível de grandes narrativas.
Tendo isso em mente, apresento-lhes as melhores atuações femininas em 2018, considerando apenas filmes lançados comercialmente no Brasil, em cinema ou streaming.
- Toni Collette, Hereditário
- Frances McDormand, Três Anúncios para Um Crime
- Margot Robbie, Eu, Tonya
- Emily Blunt, Um Lugar Silencioso
- Laura Dern, O Conto
- Elizabeth Debicki, As Viúvas
- Sally Hawkins, A Forma da Água
- Thomasin McKenzie, Sem Rastros
- Kathryn Hahn, Mais Uma Chance
- Trine Dyrholm, Nico, 1988
Também merecem a menção honrosa as atuações de Brooklyn Prince (Projeto Flórida), Charlize Theron (Tully), Charlotte Rampling (Hannah), Claire Foy (Primeiro Homem), Karina Teles (Benzinho), Lily James (Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo), Rachel McAdams (Desobediência), Shailene Woodley (Vidas à Deriva) e Yalitza Aparício (Roma).
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.