Para começar o ano com o pé direito, o primeiro passo do bom cinéfilo deve ser afastar o preconceito com o cinema nacional e aposentar frases como cinema nacional somente produz porcaria ou poxa, este filme é tão bom que nem parece brasileiro. Entendo que a maioria do público frequentador dos cinemas tem acesso apenas à pequena fração da produção brasileira, e o valor da locação do conteúdo nos serviços de streaming (Looke, ex.) ou operadoras de TV por assinatura (Net Now, ex.) restringe ainda mais o acesso, mas se o crítico ou jornalista não cumprir seu papel de estimular a discussão sobre nosso cinema, quem fará?
Por isso, apresento-lhes os 10 melhores filmes nacionais exibidos comercialmente nos cinemas ou em plataformas de streaming em 2018.
- Arábia
- As Boas Maneiras
- Benzinho
- O Beijo no Asfalto
- Auto de Resistência
- Talvez Uma História de Amor
- Yonlu
- Ferrugem
- Tinta Bruta
- Aos Teus Olhos
Não posso deixar de mencionar: O Animal Cordial, Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava, Legalize Já! – Amizade Nunca Morre, O Processo e Todos os Paulos do Mundo, além de tantas outras boas produções que enriquecem a história da arte brasileira.
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.