2019 foi um ano excepcional para os intérpretes masculinos. Não bastou Martin Scorsese reunir 3 gigantes da velha guarda ou Brad Pitt ter tirado duas performances maiúsculas da cartola ou Joaquin Phoenix e Adam Driver revelarem como existe a beleza em todo o espectro da atuação (da fantasia / loucura à realidade). Arrisco dizer que esta é a lista mais difícil de produzir neste ano… até mais do que os melhores filmes da década.
Meus critérios de seleção? Os filmes inéditos que assisti neste ano, lançados comercialmente no Brasil nos cinemas ou streamings, exibidos nos festivais de cinema de que participei e mesmo disponibilizados nos screeners (filmes promocionais enviados dos Estados Unidos para fins de premiação). Vamos conhecer os melhores?
- Joaquin Phoenix, Coringa
- Joe Pesci, O Irlandês
- Adam Driver, História de um Casamento
- Brad Pitt, Ad Astra e Era Uma Vez em… Hollywood
- Robert Pattinson, O Farol e High Life
- Song Kang-ho, Parasita
- Jonathan Pryce, Dois Papas
- Al Pacino, O Irlandês
- Robert De Niro, O Irlandês
- Taron Egerton, Rocketman
Merecem também menção honrosa: Ray Romano (Paddleton), Victor Polster (Girl), Robert Downey Jr. (Vingadores: Ultimato), Antonio Banderas (Dor e Glória), Leonardo DiCaprio (Era uma Vez em… Hollywood), Willem Dafoe (O Farol), Christian Bale (Ford vs. Ferrari), Marco Nanini (Greta), Ray Liotta (História de um Casamento), Anthony Hopkins (Dois Papas). Fora da lista dos que consideraria relevantes nesta época de premiações apenas Adam Sandler (Uncut Gems), que não pude assistir a tempo.
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.