Cena do Crime – Mistério e Morte no Hotel Cecil é uma minissérie documental dirigida por Joe Berlinger, cineasta indicado ao Oscar e co-diretor, ao lado de Bruce Sinofsky, da trilogia de documentários O Paraíso Perdido, e que relata a histeria social em torno do desaparecimento da estudante Elisa Lam, sem que houvesse deixado o hotel que dá nome ao filme.
A minissérie, dividida em 4 episódios, está disponível na Netflix, com ênfase na investigação policial e na investigação amadora de “detetives YouTubers”, que começavam a criar factoides e teorias da conspiração em torno de cada um dos vestígios deixados por Elisa Lam.
Joe Berlinger entrevista os policiais encarregados do caso, alguns dos muitos YouTubers e peças-chave: a gerente do hotel à época do desaparecimento, o zelador de origem latina, um músico de Death Metal que poderia ter relação com o desaparecimento de Elisa, além de estabelecer um retrato da questão social do distrito Skid Row, no centro de Los Angeles, e da história trágica em torno de assassinatos, suicídios e mortes que ocorreram nas premissas do Hotel Cecil.
A quem ama curiosidade: o Hotel Cecil inspirou, em parte, o Hotel Cortez da 5ª temporada de American Horror Story.
Instagram – https://instagram.com/cinemacomcritica
Twitter – https://twitter.com/marciosallem
ClubHouse – @marciosallem
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.