Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Bruiser

Bruiser

97 minutos

Drama de amadurecimento tem elementos formais e estilísticos remissivos à Moonlight, mas identidade e temas próprios

A estreia na direção de longas-metragens do diretor Miles Warren, cujos estilos e atmosfera evocam o cinema de Barry Jenkins de Moonlight e Se a Rua Beale Falasse, esteve dentre o recorte dos filmes que apreciamos para o Júri da Fipresci e é meu favorito. A partir de uma estrutura amarrada em torno do adolescente Darious, Miles analisa a masculinidade tema daquele vencedor do Oscar, mas sob o ângulo da violência, desenvolvendo a ideia contida no curta homônimo lançado no ano anterior. 

Darious, interpretado por Jalyn Hall, estuda em um internato de alto padrão e retorna à casa dos pais para passar férias. Apesar do carinho de Mônica (Azoroh), a mãe, e dos esforços de Malcolm (Anderson), o padrasto, que negocia a bolsa para mantê-lo no colégio, Darious não se sente pertencente naquele mundo. Para piorar, além de ter as ligações rejeitadas pela namorada, um jovem das redondezas o espanca sem piedade. Darious torna-se mais introspectivo, até conhecer Porter (Rhodes), que descobrirá ser seu pai biológico. A relação dele com Porter não é aceita por Mônica e, sobretudo, por Malcolm, e ambas as figuras masculinas disputarão guerra emocional e física para disputar o protagonista. 

Muitos elementos de Moonlight estão costurados, com êxito, no tecido da narrativa: a trilha sonora de Robert Ouyang Rusli remete à atmosfera meditativa da composta por Nicholas Britell; os enquadramentos em primeiro plano do diretor de fotografia Justin Derry exploram a alma e os sentimentos dos personagens da maneira como James Laxton proporcionou no vencedor do Oscar; já a montagem de James LeSage evoca a turbulência interna do jovem protagonista com idênticos ritmo contemplativo e desapego de uma forma cinematográfica realista, como se estivéssemos no mundo das percepções e dos sentimentos, não somente dos fatos. 

Enquanto isso, Miles Warren esquadrinha a narrativa dentro da razão de aspecto 4:3, o que comprime e sufoca Darious dentro da claustrofóbica trajetória de descobrir em que homem deseja amadurecer. A razão de aspecto ainda dificulta a oportunidade de os personagens interagirem no quadro, de tal forma que, na maioria dos enquadramentos, os personagens são enxergados a sós, ansiando por contato que não parece possível pelo apertado quadro cinematográfico. E, quando o quadro é ocupado por mais de uma pessoa, o contato não parece ser autêntico na maioria dos casos, a exemplo do convite para que Darious venha e dê um abraço na família. Não é uma ação que parte do desejo dele, mas da convocação, a qual deve obediência. 

Pensado em aspectos formais, Bruiser sugere um futuro promissor para Miles Warren. Em certo momento, Malcolm está mergulhado na escuridão de suas mentiras, fotografado sob a iluminação escassa que mal permite distinguir o contorno de seu rosto. Noutro, dois homens brigam no campo, iluminados intermitentemente por uma luz vermelha que os animaliza. A propósito, a cor vermelha está presente dentro da fotografia sépia outonal como símbolo em contraste com a camisa de Bruce Lee, um advogado da autodefesa, não do ataque. 

A associação entre a masculinidade e a força, sinônimo de agressividade e musculatura, é contestada a partir de elementos sugestivos: o peso no banco de supino que Darious retira do suporte, mas não consegue erguer acima do peito, sufoca-o, até o padrasto ajudá-lo. Já as brigas físicas tentam decidir quem é a presa e o predador, afastando as personagens femininas, a amiga June ou a mãe, com quem Darious aprende a dirigir, uma habilidade com um resultado prático para a narrativa e um significado metafórico, por ser sinônimo de agência, controle. A própria semelhança entre os penteados de Darious e Porter evidencia o questionamento da narrativa se a violência é característica genética herdada ou se pode ser desconstruída. 

Bruiser é desenvolvido dentro da bem-vinda simplicidade de um drama de amadurecimento, com decisões formais e estilísticas diluídas na crítica às formas de paternidade retratadas: a do pai emocionalmente desconectado dos anseios do filho e a do pai ausente, que regressa à força para a vida do filho. Eu gostaria de ter premiado Bruiser com o prêmio do júri, e, ainda que tenha sido voto vencido, acredito que o espectador irá gostar de descobrir o filme e conhecer o jovem e promissor diretor detrás dele. 

Bruiser não tem data de estreia no Brasil. A produção foi adquirida pela Onyx Collective, da Disney, recém premiada no Oscar com Summer of Soul.

Filme assistido no 47º Festival Internacional de Cinema de Toronto

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

1 comentário em “Bruiser”

  1. Pingback: This Week at the Movies (Sep. 23, 2022) – Online Film Critics Society

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Rolar para cima