Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Os Fantasmas Contra-Atacam

Os Fantasmas Contra-Atacam (Scrooged, Estados Unidos, 1988). Direção: Richard Donner. Roteiro: Mitch Glazer, Michael O’Donoghue. Elenco: Bill Murray, Karen Allen, John Forsythe, John Glover, Bobcat Goldthwait, David Johansen, Carol Kane, Alfred Woodard. Duração: 101 minutos.
Frank Cross ama o Natal, principalmente graças ao inverno frio que obriga as pessoas a ficarem em casa, debaixo dos cobertores de suas camas assistindo a Televisão. Preferencialmente se sintonizado no canal da IBC, a rede onde Frank é o presidente, nos programas da grade natalina como o thriller de ação A noite que a rena morreu – no qual mercenários invadem o pólo norte para matar Papai Noel – ou a versão ao vivo de Um conto de natal de Charles Dickens. Ignorando a importância da história de arrependimento e redenção do avarento e solitário Ebenezer Scrooge, Frank não hesita em divulgar a obrigatória obra de Dickens inspirando-se no cinema de ação oitentista, com terrorismo e mortes, inclusive provocando o infarto cardíaco de uma senhora idosa, o que, eventualmente se transforma em mais publicidade para o sujeito. Apesar de conceitualmente distinto de Scrooge, que odiava o Natal, Frank é um sujeito frio, egocêntrico e insensível, perfeito para ser visitado pelos fantasmas dos natais passado, presente e futuro nessa deliciosa comédia Os Fantasmas Contra-Atacam.

Capturando a sutileza do título original (Scrooged, genericamente traduzida para português na esteira do sucesso de Os Caça-Fantasmas, de 84), o metalinguístico roteiro de Mitch Glazer e Michael O’Donoghue concebe a previsível trajetória de Frank simultaneamente aos ensaios de O Conto de Natal para a IBC. Dessa maneira, os roteiristas estabelecem o universo diegético realista para a visita dos três fantasmas, o que permite que Frank determine antecipadamente como poderia se dar a sua redenção, algo que Ebenezer Scrooge não sabia originalmente. Logo, diferentemente deste que era apenas um velho avarento cego às pessoas ao seu lado, Frank é mais tridimensional, preso no amargo pesadelo de sua egoísta existência e na falta de vontade de mudar. Neste contexto, o inesperado cede espaço para a auto-determinação, similar à distinção do homem inteligente – o que aprende com seus erros – do sábio – que aprende com os erros dos outros. Apenas esta leitura seria suficiente para que Os Fantasmas Contra-Atacam fosse imperdível.
Porém, Os Fantasmas Contra-Atacam torna-se obrigatório por uma única razão: Bill Murray (qualquer lista dos melhores comediantes norte-americanos TEM que incluí-lo sob pena de descarte imediato). Em um casting inspiradíssimo, o eterno caça-fantasmas Peter Venkman é perseguido por onipresentes fantasmas, fragilizado diante das memórias de um triste passado e de um futuro sem esperança. Portanto, embora Frank seja um babaca, demitindo Eliot (Goldthwait) no Natal, exigindo horas extras da secretária Grace (Woodard) ou tomando o táxi de uma velhinha, o espectador confia na recuperação e redenção daquele sujeito e nos ideais da bondade e caridade pregados pelo cadáver do antigo dona da firma, culminando inexoravelmente em um romance, no caso, o amor antigo por Claire (Allen, ótima e apaixonante).
Apostando em uma composição deliciosamente exagerada provenientes das investidas fantasmagóricas, Bill Murray defende-se ao bom estilo bang bang de um cadáver ambulante ou tem reações histéricas e alucinações durante um almoço de negócios. Mestre em expor inúmeras emoções apenas com sutis movimentos faciais, Murray vende a sua retórica de trabalhar até tarde com a secretaria de uma maneira tão estapafúrdia que é impossível não se seduzir (exceto, evidentemente, Grace). Adicionando a sensibilidade necessária ao seu personagem, misturada a uma pontinha invisível de rancor e frustração, é interessante acompanhar a evolução de Frank ao longo dos anos. Dos primeiros momentos na única residência suburbana da rua não iluminada por luzes de Natal, à paixão à primeira vista com Claire e a separação súbita do casal (uma falha do roteiro), a viagem de táxi pelo passado de Frank encontra o anteparo emocional necessário para o desenvolvimento de um executivo frio e sarcástico.
Pontualmente modificando a obra de Dickens – o carinhoso sobrinho é substituído por James (John Murray), irmão de Frank -, aos fantasmas do passado e do presente não é atribuído significado além do finalismo de sua tarefa. Ao invés de vinculados à vida de Frank de alguma forma, o taxista e a fada são artifícios do roteiro de reduzida importância, privilegiando sim as desventuras daqueles afetados diretamente pelas consequências dos atos de Frank (as desventuras alcóolicas de Eliot, a atribulada ceia de Grace com seu filho que perdeu a voz).
Dirigido por Richard Donner (Superhomem, Máquina Mortífera, Os Goonies) as tramas paralelas serão a seu tempo corrigidas por Frank, embora o instrumento que tenha sido escolhido para fazê-lo no clímax seja de uma cafonice e moralismo excruciantes. A mensagem, imprescindível, parece afetar mesmo a composição de um seguro Murray que exagera nos perdões e desculpas em cadeia nacional. Por outro lado, o momento em que o fantasma do natal futuro surge pela primeira vez é composto com requintes de genialidade. Nascendo dos monitores de televisão atrás de Frank, o ateste da influência nociva daquele meio na vida dele, a dimensão assustadora do fantasma combinado à posição de Frank no canto mais fraco da cena e o desconhecimento daquela presença permite a elaboração da melhor cena do longa e a comprovação do talento, as vezes pouco reconhecido, de Richard Donner.
A ótima trilha sonora de Danny Elfman, a maquiagem indicada ao Oscar de Tom Burman, os elementos metalinguísticos e a atuação perfeita de Bill Murray são alguns dos motivos porque esta comédia permanece insuperável na noite de Natal. Afinal de contas, reproduzir Um Conto de Natal não é difícil; fazê-lo com originalidade e carisma, sim!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

4 comentários em “Os Fantasmas Contra-Atacam”

  1. Belo texto. Morro de vontade de ver esse filme há séculos. Por ser do mito Bill Murray. Um dos melhores atores cômicos de Hollywood, uma verdadeira lenda viva. E adoro filmes natalinos – quando bem feitos e sem pieguice!

    Percebi que está fazendo um especial de Natal, certo? Se sim, queria fazer um pedido: A Felicidade Não Se Compra. Eu ia fazer a crítica, mas estou cansado demais pra isso. http://www.lumi7.com.br/2011/12/um-close-up-na-setima-arte-taxi-driver.html

  2. Márcio, parabéns pelo texto! Assim que chegar em casa, irei compartilhá-lo no meu Twitter. Adoro esse filme e inclusive é uma de minhas raridades, pois coleciono Dvd's/Blu-Rays. Um Abraço! Felipe Nicéas – Recife/PE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Críticas
Marcio Sallem

Suspended Time

É compreensível que muitos diretores tenham decidido ‘interpretar’

Críticas
Marcio Sallem

Elementos

Em uma cidade onde moradores do fogo, da

Críticas
Marcio Sallem

Occupied City

Antes do cinema ser uma arte predominantemente narrativa,

Críticas
Marcio Sallem

Samaritano

25 anos após uma batalha insana, todos acreditavam

Rolar para cima