Em 2018, somente 3,3% das produções dos grandes estúdios foram comandadas por mulheres – na estatística, estão excluídas produções independentes. No ano retrasado, dentre todos os lançamentos, somente 16% tiveram mulheres detrás das câmeras. Sendo assim, na luta por igualdade na indústria cinematográfica, o movimento “52 Filmes Por Mulheres” procura estimular o espectador a assistir a, pelo menos, 1 filme dirigido por mulheres semanalmente. Esta é minha contribuição para que não faltem opções para você cumprir esta meta.
Eis os melhores filmes dirigidos ou co-dirigidos por mulheres em 2018:
- Sem Rastros, de Debra Granik
- O Conto, de Jennifer Fox
- As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra
- Mudbound – Lágrimas sobre o Mississippi, de Dee Rees
- Você Nunca Esteve Realmente Aqui, de Lynne Ramsay
- Lady Bird – A Hora de Voar, de Greta Gerwig
- Mais Uma Chance, de Tamara Jenkins
- Visages Villages, de Agnès Varda
- Feliz como Lázaro, de Alice Rohrwacher
- Shirkers, de Sandi Tan
Mais 10 produções lançadas no Brasil, sem ordem de preferência: Pela Janela, de Caroline Leone; Zama, de Lucrecia Martel; Deixe a Luz do Sol Entrar, de Claire Denis; Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor; O Processo, de Maria Ramos; Paraíso Perdido, de Monique Gardenberg; Vingança, de Coralie Fargeat; Auto de Resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho; Gloria Allred – Justiça para Todas, de Roberta Grossman e Sophie Sartain; Para Todos os Garotos que Já Amei, de Susan Johnson.
Para completar metade da meta, 6 produções ainda inéditas no Brasil, sem ordem de preferência: Free Solo, de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin; A Professora do Jardim de Infância, de Sara Colangelo; A Madeline de Madeline, de Josephine Decker; A Má Educação de Cameron Post, de Desiree Akhavan; Domando o Destino, de Chloé Zhao; e RBG, de Betsy West e Julie Cohen.
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.