Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

John Wick 3: Parabellum

John Wick 3: Parabellum

130 minutos

Si vis pacem, para bellum” é um brocardo latim que significa “Se queres a paz, prepara-te para a guerra” e é isto que proporciona a terceira parte da saga do assassino apelidado de Bicho Papão: guerra.

Com uma letalidade ainda mais impressionante do que a apresentada no excelente episódio anterior, o excomungado e marcado para morrer John Wick (Reeves) busca, nos aliados que lhe restam, formas de sobreviver tempo suficiente para provar ao Ancião, o pináculo da organização que participava, que ainda pode reingressar nos quadros depois de assassinar um membro da Alta Cúpula no Hotel Continental.

Entretanto, o argumento nunca foi o ponto forte da série, a considerar “De Volta ao Jogo” e “John Wick 2”. Agora, escrito a oito mãos por Derek Kolstad, Shay Hatten, Chris Collins e Marc Abrams, o roteiro é a mais sofisticada desculpa para sequências de ação originais e espetaculares, que desafiam o paradigma do cinema de ação contemporâneo e empurram-no adiante.

Não que o texto não tenha defeitos, em particular na forma como certas atitudes e decisões embaçam as motivações dos personagens e desrespeitam sua personalidade estabelecida em filmes anteriores, mas é relevante notar que, em nome da clareza, a Organização tornou-se uma entidade concreta, com hierarquia definida, filiais e afiliadas e até mesmo sua casa da moeda e processo judicial. A noção do todo permite que as ações de John Wick tenham um caráter menos abstrato e também apontam até onde ele precisará ir para ter a paz que busca, sendo ainda a cola que mantém íntegro os set-pieces de ação.

E quem me lê há mais tempo, sabe como aprecio sequências em que podemos apreciar todo o esforço criativo envolvido. Diferentemente daquelas caracterizadas por múltiplas tomadas e fragmentos que, depois, são montados conjuntamente com um ritmo frenético que beira a incompreensão – cortesia de diretores inexperientes ou inseguros em seu próprio trabalho -, as de John Wick, iguais as dos clássicos de ação modernos (“Missão: Impossível” ou “Operação Invasão”), permitem que o público verdadeiramente acredite que Keanu Reeves, Halle Berry ou Mark Dacascos são máquinas de matar. A quantidade adequada de cortes transparece a importância da coreografia, ensaios e, evidentemente, comprometimento dos atores, que não são mais garotos (Keanu e Mark tem 55 anos; Halle, 53), em conferir verossimilhança as suas habilidades. A título de comparação, lembre a cena de “Busca Implacável 3” em que Liam Neeson pula uma cerca com ajuda de uma dezena de tomadas diferentes.

Não existe nada mais que o fã do gênero de ação deseje além de sequências planejadas com criatividade e executadas com excelência, como a envolvendo facas arremessadas para lá e para cá ou outra na cidade de Casablanca, em que o público compreende, sem dificuldades, a geografia da cena, de onde surgem os desafortunados capangas que morrerão com um tiro certeiro na cabeça e atrás de quais obstáculos John, sua aliada e seus mortais cachorros estão escondidos. Assim, por mais que existam momentos em que a suspensão da descrença é colocada à prova quase no limite de espantar o espectador do universo diegético com uma mentira incompreensível, o saldo é sempre positivo porque, desde o início, passamos a crer no retratado pela narrativa.

Os méritos são do diretor e coordenador de dublês Chad Stahelski, que herdou a cadeira de David Leitch (“Deadpool 2” e “Atômica”), porém ignorar a contribuição do diretor de fotografia Dan Laustsen (“A Forma da Água”) seria uma tremenda injustiça. Laustsen estabelece um esquema de cores vivíssimas e luzes néon absortas em sombras: enquanto as primeiras exasperam belissimamente o irrealismo fantástico das façanhas de John Wick, as últimas relembram que estamos falando do submundo de assassinos. Além disto, Laustsen implementa uma cena tecnicamente dificílima e que provocaria desespero na maioria dos fotógrafos, a transcorrida em um ambiente formado exclusivamente por vidros.

E, ainda que não curta o tom auto-congratulatório que existe no final desta cena da parte de Mark Dacascos, “John Wick 3: Parabellum” mereceu o direito de se envaidecer. Até porque não é todo dia que se assiste a filmes que empurram, metros adiante, um gênero cinematográfico.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Críticas
Marcio Sallem

Azor

Yvan De Wiel, um banqueiro privado de Genebra,

Críticas
Marcio Sallem

Belfast

Belfast é a autobiografia de Kenneth Branagh indicada

Rolar para cima