Eu talvez não esteja apto a produzir, neste momento, uma lista significativa e completa com as melhores performances femininas do ano, por não ter visto justo aqueles filmes que atraíram mais elogios da imprensa e crítica especializada ao seu elenco de atrizes: são os casos de O Escândalo (Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie), a adaptação de Greta Gerwig para Adoráveis Mulheres (Saoirse Ronan, Florence Pugh, Laura Dern), a biografia Judy (Renée Zellwegger) e A Despedida (Awkwafina).
Meus critérios de seleção? Os filmes inéditos que assisti neste ano, lançados comercialmente no Brasil nos cinemas ou streamings, exibidos nos festivais de cinema de que participei e mesmo disponibilizados nos screeners (filmes promocionais enviados dos Estados Unidos para fins de premiação). Vamos conhecer os melhores?
- Lupita Nyong’o, Nós
- Scarlett Johansson, História de um Casamento e Jojo Rabbit
- Cynthia Erivo, Harriet
- Florence Pugh, Midsommar – O Mal Não Espera a Noite
- Júlia Stockler e Carol Duarte, A Vida Invisível
- Helena Zengel, System Crasher
- Margot Robbie, Era uma Vez em… Hollywood
- Marcélia Cartaxo, Pacarrete
- Anna Paquin, O Irlandês
- Adèle Haenel, Retrato de uma Jovem em Chamas
Merecem também menção honrosa: Julianne Moore (Gloria Bell), Juliette Binoche (Quem Você Pensa que eu Sou), Andréa Bescond (Inocência Roubada), Sônia Braga (Bacurau), Soia Lira (Pacarrete), Zezita de Matos (Pacarrete), Trine Dyrholm (A Rainha de Copas), Noémie Merlant (Retrato de uma Jovem em Chamas).
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.