Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Caminhos da Memória

Caminhos da Memória

118 minutos

Caminhos da Memória é um filme que Christopher Nolan assinaria se tivesse a mesma sensibilidade de Lisa Joy, esposa de Jonathan, o irmão caçula daquele diretor. Ao invés de se render à tecnologia e/ou à inconclusividade, Lisa Joy retorna ao tema da série Westworld, co-criada ao lado do marido: a fuga da realidade. Se na série as pessoas fugiam em direção a mundos artificiais onde pudessem viver desejos reprimidos no mundo real, em Caminhos da Memória a válvula de escape é a ‘nostalgia que nunca sai de moda’. Em uma Miami inundada pelas águas e subdividida entre os barões donos de terras e aqueles que vivem abaixo do nível do mar, é justificável que se busque força para viver em memórias felizes, desenterradas por Nick (personagem interpretado por Hugh Jackman).

Como boa ficção-científica que é, a narrativa esforça-se para contextualizar, já nos minutos iniciais, qual o universo onde os eventos acontecerão: um plano sequência construído com auxílio de efeitos visuais revela arranha-céus parcialmente submersos, mas não destruídos como na distopia clássica, e se aproxima até chegar na camada mais pobre da sociedade, cercada por represas que mal contém as águas. Neste mundo, aprendemos que as pessoas substituíram o dia, insuportavelmente quente, pela noite, tolerável – o que favorece o estilo neo-noir adotado pela narrativa – e a sociedade está dividida da mesma forma em como a nossa está entre os que têm e os que não têm. Enquanto em Westworld, havia os humanos e as máquinas, aqui há ricos e pobres.

Apesar de o futuro proporcionar possibilidades infinitas, o homem permanece o mesmo, movido por emoções egoístas, como a obsessão (de Nick por Mae, personagem de Rebecca Ferguson) ou a ganância. Então, faz sentido que Lisa Joy adote o noir como o estilo da narrativa, por sua habilidade histórica em retratar o pessimismo. A partir da narração do anti-herói Nick, elemento tradicional no noir e que ajuda em estreitar relações com personagens com cuja moralidade não concordamos, descobrimos como conheceu Mae, a femme fatale que injeta cores vibrantes no mundo cinza antes de desaparecer misteriosamente. Em um mundo em que não há esperança, não apenas a nostalgia, mas também a idealização são motores para não permanecermos esperando o destino certo, e Nick parte em busca do paradeiro de Mae a partir de seus fragmentos de memória, basicamente ‘um homem vazio procurando uma mulher para culpar’.

A ideia de extrair informações da mente de terceiros não é nova (A Origem do cunhado Christopher é evidência disto), mas Lisa Joy evita caminhar a estrada da tecnologia e deixa a tecnologia somente em segundo plano como aquilo que é: o dispositivo, não o fim. A obtenção de provas de suspeitos ou testemunhas vasculhando o fluxo de memórias, o funcionamento e as consequências deste vício na nostalgia são colocadas em segundo plano para acompanharmos a jornada de um homem obcecado no papel de detetive amador, interpretado com a densidade emocional que Hugh Jackman costuma trazer a seus personagens.

Em um mundo de possibilidades, Lisa Joy optou pela menos interessante. A obsessão de Nick é tida por romantismo, enquanto empreende a jornada em busca do amor (?) perdido, de trás para frente. Nick pensa ser o Orfeu de uma Eurídice, no mito introduzido tardiamente no terceiro ato a fim de amarrar a ponta deixada no bordão: ‘Todos os finais são tristes, sobretudo quando a história é feliz’, fala Nick para o que Mae responde, ‘Então em conte uma história feliz e pare no meio’. Talvez isto tenha faltado a Caminhos da Memória: reconhecer o momento exato de parar, ao invés de procurar uma resolução corajosa, porém artificial, mais satisfatória no mundo das ideias do que na prática.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Rolar para cima