Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Os Catadores e Eu

Os Catadores e Eu

142 min.

Por Alvaro Goulart

“As coisas têm o valor do aspecto, e o aspecto depende da retina” dissertou Machado de Assis ao narrar o suicídio do latifundiário riograndense, em A Semana.

Minha primeira interação com o cinema de Agnès Varda foi com Os Catadores e Eu, e não poderia ter sido uma escolha mais adequada. Fiquei impressionado com a energia e a sensibilidade daquela senhora com uma câmera na mão abordando temas tão atemporais. Em tempos de fartura de escassez e tantos problemas socioeconômicos assombrando a realidade, Varda faz seu registro com poesia e autorreferência durante seu filme-ensaio.

O remontar a história social do “catar” através de pinturas, usando a própria imagem como tela dá início a sua dissertação empática. E a mesma reflete, dentro e fora de campo, traçando seus comentários irreverentes enquanto presta reverência ao solo para poder catar o que fora deixado por outros. Afinal, “catar” e “colher” são ações distintas e simbolicamente opostas. A primeira exige curvar-se à natureza para almejar aquilo que lhe é oferecido ou deixado. A segunda é bem mais orgulhosa, faz-se com a cabeça erguida e o braço esticado.

Quando o desperdício é regra e o acesso ao que foi preterido é proibido aos rejeitados, Agnès traz a lei para restabelecer a ordem do que deveria ser natural. A colheita, por lei, precisa responder à sua função social. Cumprindo-se os critérios legais, o acesso ao alimento não pode ser alienado àqueles que têm fome. E dada a natureza mesquinha do descarte, é revoltante ter ciência da pandemia de fome – fora as demais moléstias – que há tempos perdura.

O ressignificar perpassa os alimentos e até mesmo os objetos. Varda também ressignifica nosso olhar sobre os catadores, revelando nossos preconceitos e julgamentos tolos. Sua câmera captura história de homens que consomem alimentos descartados não por condição financeira, mas como manifestação política – um deles, um professor com títulos, que dedica seus recursos a ensinar imigrantes.

A diretora nos convida ao seu íntimo. Não apenas mostrando sua moradia e as marcas do tempo que consomem sua estrutura. Ao emoldurar cada imperfeição, bolor, ela revela também seu próprio corpo. O filmar uma mão com a outra mão é muito mais que um simples gesto. E que seleção singular um relógio de vidro sem ponteiros recém tirado do lixo para não marcar o tempo em sua casa.

Agnès desde sempre é uma catadora – como se assume no título original Les glaneurs et la glaneuse. Ao longo do filme cata alimentos e objetos, mas acima de tudo é uma catadora de imagens. Seu olhar sensível e sua língua afiada fazem o seu cinema único. E sua partida, em 2019, um lamento. O cinema e o mundo carecem de mais Agnès.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

1 comentário em “Os Catadores e Eu”

  1. Pingback: Crítica | Incompatível com a Vida – Documentário expõe ACHAPANTES relatos sobre INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

J. Edgar

J. Edgar (Idem, Estados Unidos, 2011). Direção: Clint

Rolar para cima