Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador

Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador

106 minutos

Vencedor do Urso de Ouro em exibição na 45ª Mostra em São Paulo

O vencedor do Urso de Ouro, o principal prêmio do Festival de Berlim, inicia com o vídeo íntimo, explícito, que estabelece o ponto de partida da jornada de provação da protagonista Emi e também do discurso do cineasta romeno Radu Jude, o de que os problemas sociais, históricos ou contemporâneos, podem ser analisados a partir da forma como a sociedade reage ao que dois adultos fazem consensualmente detrás de quatro paredes. A ideia é de que a reação do grupo de pais em razão da divulgação do vídeo íntimo de Emi, a professora de seus filhos, seja o espelho para refletir os horrores que paralisariam a sociedade hipócrita e rápida em julgar o outro mas não a si mesma.

Esta empreitada poderia desaguar em uma história dramática de alerta, talvez até seja em certo grau, mas Radu Jude opta por caminhar a via da comédia satírica e crítica para expor a nudez da sociedade de que participamos. Faz isto a partir da estrutura subdividida em três capítulos de proposta e linguagem particulares e um epílogo. No primeiro capítulo, Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador acompanha Emi no centro de Bucareste a caminho do colégio onde participará da reunião que decidirá qual o seu futuro profissional. Com a câmera à distância, Radu observa Emi; às vezes, até se aproxima para escutar as conversas antes de perdê-la de vista no pano de fundo capitalista da ex-sociedade comunista do período de Nicolae Ceauşescu.

No capítulo seguinte, o mais original deles, o diretor abandona temporariamente a trajetória de Emi para comentar fatos e anedotas e proporcionar o atrito que possibilita a reflexão crítica e irônica num país de identidade dividida, que flertava com o fascismo de Hitler e o comunismo de Stalin na mesma proporção. De forma caótica, ainda assim estruturada, a direção atira passagens que, independentemente umas das outras, têm o poder de provocar indignação ou inconformismo. Ao serem articuladas ao lado uma das outras, revela a gênese das questões sociais, que será melhor aprofundada no terceiro capítulo: o “julgamento” de Emi, ou melhor, a inquisição.

A partir de um ‘eu’ contra ‘eles’, os pais (e avós) dos alunos que, a esta altura, já assistiram ao vídeo da professora, Radu coloca o espectador diante de um quadro em que um dos pais só falta babar sobre o vídeo íntimo, exposto por outra mulher, enquanto Emi quebra a quarta parede, como se desafiasse a escolher quem quer ser. É pertinente pois, ao iniciar a narrativa com uma cena de sexo explícito, Radu já se filia à Emi: estaríamos julgando seu filme pela cena inicial, não pelo conteúdo que esta apresenta ou discussão que proporciona, igual os pais hipocritamente julgam a índole de Emi, não a sua pedagogia, pelo infortúnio de ter um momento privado divulgado ao público? Mesmo se Emi houvesse divulgado o vídeo, esta exposição estaria dentro de sua esfera particular. Quem merece ser repreendido são os pais que ignoram o fato de seus filhos terem acesso a conteúdos acessíveis a maiores de idade e que morrem de medo de educá-los sexualmente.

Reforça esta crítica o sem número de fatos sociais que Emi testemunha diante da sociedade desigual e de consumo: pessoas ricas que param os carros nas calçadas ou na rampa de acessibilidade pública ou a figura ausente do marido, que filmou o vídeo íntimo, e é apagado da narrativa, pois a consequência recai só sobre a mulher. Além disto, Radu ilustra como a nudez é parte do urbanismo da cidade, nas estátuas, nos manequins ou na publicidade, a olhos vistos, inclusive as mesmas crianças que pais tentam proteger enquanto se escondem detrás de suas perversões, iniquidades e corrupções, a exemplo de colonizadores abusando sexualmente da população aborígene nativa. Nem mesmo Emi escapa à crítica da narrativa em certo momento, quando também conhecemos suas contradições.

Ao criticar a sociedade romena ainda mais em tempos de Covid-19, um reflexo da sociedade brasileira é oportuno destacar, Radu critica todos nós e a si mesmo, pois sua virtude narrativa é desafiada, e posso antecipar a crítica ao diretor ao subordinar a atriz Katia Pascariu e seu companheiro de elenco à cena introdutória. Entretanto, como boa arte que é, Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador provoca, em vez de responder. Assim, o hilário epílogo termina por ser uma poderosa conclusão. Se Radu Jude diagnostica os males da sociedade na hipocrisia sexual e no julgamento da vida privada, e ilustra as consequências de forma ácida, também reconhece com humildade não saber consertar algo profundamente quebrado.

Desconfio que nem o Super-Homem ou a Mulher-Maravilha conseguiriam.

Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador está disponível na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Críticas
Marcio Sallem

Occupied City

Antes do cinema ser uma arte predominantemente narrativa,

Reféns

Reféns (Trespass, Estados Unidos, 2011). Direção: Joel Schumacher.

Rolar para cima