Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Higiene Social

Higiene Social

75 minutos

Denis Côté venceu o prêmio de Melhor Direção na Mostra Encontros, do Festival de Berlim 2020.

Higiene Social trata de encontros e distanciamento. Em um campo aberto, calmo o bastante para escutarmos os sons do vento ou dos animais perdidos no interior da mata mais adensada, irmãos, amantes, ladrão e vítima se encontram para declamar diálogos como se estivessem no teatro grego. A estes diálogos, pode faltar a substância de Aristóteles ou Sócrates, mas lhes sobra estilo.

A pandemia do SARS/COVID-19 enfatizou a indispensabilidade em manter o distanciamento social, e talvez aqui se experimente o distanciamento cinematográfico em sua potência. Os personagens permanecem distantes entre si, ao menos de forma literal, pois se recordam de instantes de intimidade que requerem proximidade: Antonin, que precisa se aproximar para furtar turistas e desavisados; a irmã, que deseja contato embora diante do risco de uma combustão espontânea (!).

A distância existe também entre personagens e espectador, pois a forma dos diálogos não convida, ao menos não me convidou, além de um relacionamento intelectual com as palavras. Não enxergamos personagens, mas atores interpretando personagens ao ar livre; diante está o dispositivo cinematográfico, que permanece atrativo o bastante para não desviarmos o olhar. Talvez porque ansiamos por momentos como o de liberdade de Aurore na floresta, ao som de um rock que existe só em sua cabeça, fora da diegese do filme, ou de closes que superem a austeridade da proposta.

Desse modo, a busca está pela proximidade que a narrativa sonega ao espectador. Pelo sentido humano atribuído que faltam às palavras enunciadas de forma fria e desolada. Pelas respostas às provocações do texto, algumas das quais parecem soar pedantes – como interpretar o que pensam bezerros quando enxergam fogos de artifícios, senão como o que pensam espectadores quando assistem a este filme? -, embora conservem o desejo de desvendá-las ou ao menos o desejo de ter mais tempo para refletir a respeito. 

Incomum em estilo, Higiene Social é uma obra ressignificada pela pandemia que proporciona um bucolismo formal em resposta ao período de distanciamento que ainda vivemos.

Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador está disponível na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Habemus Papam

(Habemus Papam), Itália/França, 2011. Direção: Nanni Moretti. Roteiro:

Rolar para cima