Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Venom: Tempo de Carnificina

Venom: Tempo de Canificina

105 min.

O bromance entre hospedeiro e simbionte é o verdadeiro protagonista

Por Alvaro Goulart

“Quando você entra no coração de um amigo, não importa em que lugar você ocupa, o importante é que você nunca o deixe”, disse Dom Quixote.

Sendo a simbiose uma relação de interação entre dois organismos, podemos dizer que é uma espécie de amizade em um nível mais elevado. Apesar do subtítulo do filme ser “Tempo de Carnificina”, o que mais possui tempo de tela é o “bromance” entre Venom e Eddie Brock.

A história se desenvolve com Eddie Brock (Tom Hardy) interagindo com o sociopata Cletus Kasady (Woody Harrelson) para auxiliar o Detetive Patrick Mulligan (Stephen Graham) enquanto acompanhamos a convivência entre o protetor letal e seu hospedeiro. Nessa continuação, o tom áspero do anti-herói é deixado de lado, dando goles maiores da fórmula do MCU ao incorporar mais comédia para o filme.

Se o filme de estreia foi questionado por se levar demais a sério, agora o alívio cômico domina as cenas. O “bromance” é bem explorado. As “DR’s” são bem engraçadas, assim como o apartamento destruído durante a briga e a criação de galinhas – tudo seria bastante questionável fora daquela diegese.

O antagonista, apesar de muito bem vivido por Woody Harrelson, não teve o devido tempo para entregar sua crueldade sádica, conhecida das páginas dos quadrinhos. É contada a pilhagem de corpos em sua trajetória e a abominação de seus atos, mas tudo é entregue de forma muito superficial, inclusive a origem de seus traumas – uma tentativa falha de trazer o mínimo de humanidade para um personagem que claramente não precisava dela.

As cenas mais intensas de Venom – Tempo de Carnificina antecedem o nascimento do monstro vermelho. Existe um terror inerente nas interações de Brock e Kasady, principalmente por esses momentos remeterem aos diálogos da agente Sterling com Hannibal Lecter, em O Silêncio dos Inocentes.  

Trazer Frances Barreson, ou Shriek (Naomie Harris) para a narrativa já foi uma decisão inteligente. A vilã, apesar de desconhecida para o público que não consome os quadrinhos, trouxe um propósito maior para Kasady, além de um conflito interessante com seu simbionte. A presença do Detetive Patrick Mulligan desperta curiosidade, já que o personagem nos quadrinhos é o hospedeiro de um último simbionte: Toxic.

O “tempo de carnificina” ficou apenas para o nome. Era esperada uma maior violência dado o antagonista, mas a mesma foi diluída para a censura do filme. O tom de comédia também é responsável por intensificar essa lacuna. Mesmo deixando o filme num formato mais palatável, o resultado final é um tanto desequilibrado.  

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Rolar para cima