Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

North of Normal

Uma biografia sensível sobre o papel da família no amadurecimento de sua protagonista

Quando em Festivais de Cinema, há dias em que você encara a programação e nota um buraco de algumas horas e pensa “por que não” antes de entrar noutra sessão de cinema de filme que não havia planejado assistir a princípio. Isto aconteceu em North of Normal, a obra escrita e dirigida pela canadense Carly Stone, baseada na autobiografia da ex-modelo Cea Sunrise Person, na qual detalhou o crescimento na família heterodoxa e envolvida com o movimento de contracultura, a relação com a mãe e o processo de amadurecimento. 

A história inicia com a decisão do avô Dick (Robert Carlyle) de se mudar com a família para o interior das florestas canadenses, acompanhado da esposa (Janet Porter) e da filha grávida Michelle (Sarah Gadon, de Alias Grace), que dará à luz a adorável Cea (River Price-Maenpaa, na infância, e Amanda Fix, na adolescência). A família entretém convidados adeptos deste estilo de vida, até que, eventualmente, a existência idílica rui quando Dick e a esposa rompem e Michelle deixa o acampamento, ao lado do namorado, com o sonho de levar uma vida normal com água encanada, aquecimento e teto sobre a cabeça. 

Após concluído o trecho Capitão Fantástico encontra Na Natureza Selvagem, que parecia ditar a tônica da narrativa, North of Normal proporciona o retrato autêntico do crescimento de Cea diante das cartas que a vida ofereceu para si. Muito disso em função da relação com a mãe, cuja fuga é somente o ponto de partida de decisões que, em análise derradeira, ignoram o bem-estar da filha. Não que Michelle aja com maldade, é que a vida levada não a capacitou a enfrentar obstáculos diante de si e a tornou dependente dos homens com que se relaciona (o pai a princípio; agora, os namorados). Cea se opõe ao relacionamento com o personagem interpretado por James D’Arcy, casado, embora tenha feito a promessa de deixar a esposa. 

O que há de melhor na adaptação de Carly Stone e, creio, herdado da autobiografia, é a capacidade de olhar para trás sem que haja julgamento ou condenação da família. Apesar de Cea aprender que pode ser melhor estar sozinha do que estar com a mãe, àquela época despreparada para a maternidade. O naturalismo realça as hipocrisias familiares, apesar de não apagar o amor genuíno entre os membros da família: Dick, um antissistema e adúltero, critica a esposa por agir como havia pregado agir; Michelle, com o direito de perseguir seus sonhos e sua felicidade, não enxerga ou não quer enxergar os abusos sofridos por Cea. 

Existe uma dicotomia narrativa entre a intenção e a consequência capturada na fotografia de David Jones. O diretor de fotografia expõe, sob uma paleta de cores calorosa, a floresta como uma memória da infância retirada de um álbum de fotografia, antes de esfriar e lavar as cores da narrativa ao chegar na cidade. Enquanto isto, a montagem de Orlee Buium substitui o desenvolvimento linear e cronológico por uma reestruturação do tempo, com a re-interpretação de eventos passados sob lente diferente ao serem revisitados. 

A propósito, graças à montagem pressuposta pela decupagem da diretora Carly Stone, que as imagens do passado e do presente podem dialogar entre si, seja durante uma viagem de carro com início no ontem e fim no hoje, seja em como os olhares de Michella e Cea se encontram, embora separados no tempo, através da magia do cinema e da memória. Sarah Gadon reafirma a sensibilidade dramática da minissérie Alias Grace, agora escondida atrás de uma fisionomia frágil e da obediência às regras estabelecidas pelos homens com que se relaciona. Enquanto River Price-Maenpaa é uma atriz-mirim adorável, capaz de ilustrar com facilidade a inocência de Cea dentro de um mundo não inocente, Amanda Fix é ainda mais eficiente em trazer a angústia da protagonista ao primeiro plano, inclusive quando revisita o abuso que sofreu. 

Nesse aspecto, North of Normal evita as armadilhas do cinema independente e para criar uma história de amadurecimento que mistura momentos felizes e pitoresco com verdades ásperas e traumas dolorosos, sem amaldiçoar a sorte (ou o azar), mas os aceitando como parte indissociável da mulher que a protagonista se tornou e que, generosamente, expôs ao espectador como matéria prima para reflexão e entretenimento. 

Não há previsão de estreia de North of Normal nos cinemas brasileiro ou no serviço de streaming

Filme assistido no 47º Festival Internacional de Toronto

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Rolar para cima