Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Super Mario Bros: O Filme

4/5

Super Mario Bros: O Filme

2023

92 minutos

4/5

Diretor: Aaron Horvath, Michael Jelenic

“It’s a me, Mario!”

O heroísmo pode vir de qualquer lugar. Iniciar um modesto empreendimento em um sistema econômico que não favorece as pequenas empresas, ou o simples oferecimento de um bom serviço por um preço justo já são indicativos de perseverança e caráter dignos de heróis.

Os irmãos ítalo-americanos Mario e Luigi tentam se destacar no competitivo mercado de encanadores de Nova York quando são transportados para um mundo alternativo ameaçado pela tirania de Bowser, Rei dos Koopas e Senhor das Terras Sombrias. Em um emaranhado de tubulações mágicas, os irmãos acabam se separando, e Luigi acaba prisioneiro do vilão com casco. Mario sai então em uma jornada em busca de alianças para encontrar seu irmão caçula e, enfim, libertá-lo.

Os irmão Mario e Luigi

Super Mario BrosO Filme consegue alegrar a criançada mais jovem e emocionar as gerações de Millennials que cresceram jogando os consoles da Nintendo®. Existem cenas direcionadas para arrancar risadas e emocionar ambos os públicos. Seu roteiro é simples e consegue incorporar os elementos do jogo de forma dinâmica na trama. Por ser o primeiro contato do personagem com aquela realidade paralela, o filme torna-se didático aos menos familiarizados com aquele universo por proporcionar a descoberta da magia daquele novo mundo na companhia do nosso protagonista.

O filme nos apresenta os personagens clássicos da franquia e também importa aliados de outro jogo queridinho: Donkey Kong Country. Também explora o universo das pistas de corrida de Mario Kart – com rachas dignos de Mad Max. Quem jogou esses mesmos jogos no passado acaba sendo atingido pela nostalgia assim como os carros fofamente tunados são atingidos por bombas e cascos de tartaruga. Não sei dizer se a família Toretto daria conta de uma pista de arco íris ao som de Thunderstruck (risos). E, por falar em trilha sonora, as músicas clássicas do jogo também estão presentes, formando uma nova camada sensorial para matar a saudade desses velhos conhecidos.

Dominic Toretto venceria essa corrida?

Jogos como os de Mario e Donkey Kong exigem o aperfeiçoamento das habilidades dos jogadores. A perseverança é necessária para continuar tentando não importa quantas vezes se depare com as frustrações e com o fracasso. Diversos e surpreendentes desafios aparecerão ao longo da jornada, mas que serão consequentemente superados conforme o jogador se aprimore. Essas mensagens são verbalizadas aos pequenos assim como o pacto feito entre os irmãos: “Enquanto ficarmos juntos, tudo acabará bem”. E com isso, a união e o espírito de equipe são também revelados como chaves para o sucesso.

Mensagens expositivas à parte, outro importante ensinamento é deixado ao longo da aventura. Rompendo com o paradigma dos jogos clássicos do nosso bigodudo predileto, aqui a princesa não precisa mais ser salva. A relação entre Peach e Mario é a de cooperação. A princesa é audaciosa e habilidosa, capaz de se defender sozinha e salvar seus amigos.

Peach (dir.), a princesa guerreira, e Toad (esq.), como seu escudeiro.

Outros temas também são abordados, como lidar com o medo, com as expectativas nas relações entre pai e filho e sobre o amor não correspondido. Tudo com uma linguagem para que o público alvo infantil compreenda. Em paralelo, também temos a participação de uma personagem que funciona como uma coach do fracasso, rendendo boas risadas com seus estímulos controversos.

Com um desbunde de cores e fofura, Super Mario Bros – O Filme é certeiro ao abraçar o formato de animação – diferentemente de outras adaptações de jogos que optaram pelo live action, como Tomb Raider, Uncharted e Sonic. Com seu belíssimo visual e o ritmo acelerado, a animação consegue nos conectar instantaneamente com o universo dos jogos.

Para quem se lembra, já houve uma adaptação live action, com Bob Hoskins e John Leguizamo nos papéis de Mario e Luigi, que foi um fracasso. Com essa nova tentativa, a Nintendo®, em parceria da Universal Pictures e do estúdio de animação Illumination, finalmente alcançou o objetivo de trazer à telona seu personagem principal de forma que orgulhe seus fãs. Super Mario Bros – O Filme, que estreou nos cinemas brasileiros no dia 06 de abril, é uma delícia de entretenimento para qualquer idade. Muito além da nostalgia, a animação diverte com seu ritmo e humor inocente.

Você também pode conferir o que o Márcio Sallem achou do filme aqui no Cinema com Crítica ou direto no YouTube.

Super Mario Bros – O Filme está em exibição nos cinemas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

1 comentário em “Super Mario Bros: O Filme”

  1. Avatar
    Alvaro Akexandre Goulart da Silveira

    Texto excelente, nos transporta para dentro da animação e nos faz querer assistir ao filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Críticas
Marcio Sallem

A Mãe

Maria, uma mãe solo que vive na periferia

Rolar para cima