Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Extraña Forma de Vida

2/5

Extraña Forma de Vida

2023

31 minutos

2/5

Diretor: Pedro Almodóvar

Curta-metragem patrocinado pela Yves Saint Laurent a Almodóvar, Extraña Forma de Vida é um faroeste romântico frio e desprovido de apelo que não a grife do diretor e os atores Pedro Pascal (O Mandaloriano e The Last of Us) e Ethan Hawke (Antes do Amanhecer). 

O enredo trata do reencontro do rancheiro Silva (Pascal) com o agora xerife Jake (Hawke) após 25 anos. O passado esconde o motivo real da visita: Silva viajou com o propósito de dissuadir Jake de prender seu filho, acusado de ter cometido um crime. Enquanto isto, por uma noite, Silva e Jake revivem o romance tórrido que viveram no passado.

Há muita coisa errada com o projeto, mas, de modo imediato, não há paixão, desejo, tesão. Apesar de a voz rouca de Ethan Hawke, que tem se tornado muleta de interpretação do ator, conferir dimensão sexy à sisudez do personagem, ou de Pedro Pascal ser charmoso, a ausência de tensão sexual entre os personagens arruina a pretensão do projeto. Jake roça a barba no pescoço de Silva em uma cena desajeitada; no restante do tempo, não há beijo ou atração, tudo é omitido. Quando muito, Almodóvar recorre à cena em que Pedro Pascal está deitado de bumbum nu. Ironicamente, em um flashback, as versões dos personagens se beijam banhados por vinho, o que é sugestivo até do comprometimento dos atores com o projeto.

Sem funcionar como romance, senão no fado inicial que dá título e melancolia à obra, Extraña Forma de Vida tampouco é um bom faroeste. Almodóvar recorre ao clássico para compensar a inexperiência frente ao gênero: há a encenação do truelo popularizado em Três Homens em Conflito e quadros na parede que remontam aos clássicos de John Ford. A busca de Jake por Silva é anticlimática e não funciona como miolo do enredo.

Ao menos, Almodóvar tenta imprimir o estilo kitsch ao oeste árido: as cores da camisa de Silva, da luminária e da caneca, os objetos cênicos religiosos, e mesmo os enquadramentos do diretor que posicionam ambos os personagens em foco, ainda que estejam no plano de frente e de fundo. Trazê-los em evidência é o mínimo que se pode fazer para pôr o sentimento do reencontro no mesmo plano, já que todo o restante, Extraña Forma de Vida não é apto a fazer.

Crítica publicada durante a cobertura do Festival de Cannes 2023.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

360

360, Inglaterra/Áustria/França/Brasil, 2011. Direção: Fernando Meirelles. Roteiro: Peter

Na Estrada

On the Road, França/Inglaterra/Estados Unidos/Brasil, 2012. Direção: Walter

Rolar para cima