Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

10 Melhores maiores filmes do cinema

Depois da notícia divulgada no portal de cinema Cineclick comentando a respeito da exibição de uma versão de 4 horas de duração de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge para os executivos do estúdio Warner, o Cinema com Crítica aceitou o desafio de elaborar uma lista dos 10 melhores maiores filmes do cinema. Para tanto, pensamos em títulos com mais de 3 horas de duração que, poderiam fazer os espectadores bocejar no cinema, mas conseguiram mesmo foi gravar seu nome na história do cinema. 
10. Era uma vez na América (1984) – 3 h 49 min.
O nome de Sergio Leone está associado a alguns dos mais importantes faroestes do cinema, como a trilogia dos dólares estrelada por Clint Eastwood e Era uma vez no Oeste. Assim, a sua transição para o cinema de gângster veio cercada de expectativas cumpridas neste épico que acompanha a vida criminosa de David ‘Noodles’ Aaronson desde a juventude durante a Lei Seca norte-americana até o regresso à Nova York. Destaque para a presença da jovem e linda Jennifer Connelly.
9. Guerra e Paz (1967) – 6 h 41 min.
Baseado na obra do escritor russo Leo Tolstoy, este é um dos esforços cinematográficos mais impressionantes da história acompanhando o desenrolar do romance entre os aristocratas Natasha Rostova e Pierre Bezukhov e os eventos durante a invasão de Napoleão na Rússia em 1812. Com diferentes versões – a maior com mais de 7 horas de duração – foi vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e é reputado como o filme mais caro já feito no cinema (ajustado pela inflação, seu custo ultrapassaria US$ 700 milhões). Há também uma versão, inferior, norte-americana, estrelada por Audrey Hepburn.

8. Cleópatra (1963) – 3 h 12 min
Embora a princípio não tão extenso, a história da rainha egípcia Cleópatra tem tantas versões que fica difícil manter o registro (a do diretor tem 5 horas e 20 minutos). Uma das produções mais caras da história e de um apuro impressionante em reconstituição do império Egípcio e Romano, o filme acompanha o triunfo e decadência da personagem título e seu envolvimento amoroso com Júlio César e Marco Antônio. E tinha também uma deslumbrante Elizabeth Taylor no papel principal que dispensa comentários.
7. E o vento levou… (1939) – 3 h 58 min
Um dos maiores clássicos do cinema norte-americano, o melodramático romance de Scarlett O’Hara (Vivien Leigh) e Rhett Butler (Clark Gable) durante a guerra civil conquistou gerações exibida (com cortes) na programação noturna das redes de televisão. E, mesmo que você não saiba do que se trata o filme, ao menos sabe que Scarlet, com Deus por sua testemunha, nunca mais sentirá fome novamente.
6. Lawrence da Arábia (1962) – 3 h 36 min
Se você pensasse em épicos, você deveria cogitar David Lean. Diretor de grandes filmes como Doutor Jivago, o cineasta conta, através de flashbacks, a história do oficial britânico interpretado por Peter O’Toole, Lawrence do título, ruminando no deserto árabe durante o início do século XX. Vencedor de 7 Oscars que, em breve, será analisado no Cinema com Crítica!
5. O Senhor dos Anéis: O retorno do rei (2003) – 3 h 21 min
Último episódio da épica trilogia do anel de Peter Jackson e vencedor de 11 Oscars, este é muito mais um filme de 10 horas dividido em três partes do que um episódio apartado. Filmado concomitantemente com os demais (A sociedade do anel e As duas torres), ele é um evento cinematográfico maiúsculo e ousado cuja saudade, felizmente, será revisitada no final do ano quando revisitarmos a terra média em O Hobbit!
4. Os 10 Mandamentos (1956) – 3 h 40 min
Se David Lean é um dos mestres do cinema épico, Charlton Heston um dos nomes favoritos. Interpretando o príncipe Moisés na clássica história Bíblica, o filme de Cecil B. DeMille tem fãs ardorosos e críticos implacáveis. Eu, por óbvio, coloco-me no primeiro grupo.
3. Ben-Hur (1959) – 3 h 32 min
Três anos depois de interpretar Moisés, Charlton Heston interpreta um personagem muito próximo do cultuado Gladiador, um judeu próspero enviado para ser escravo pelo antigo amigo Messala e que promete vingança contra ele e o império romano em Jerusalém. Obra-prima vencedora de 11 Oscars.
2. Os Sete Samurais (1954) – 3 h 37 min
Um amigo certa vez me falou que se Akira Kurosawa houvesse nascido nos Estados Unidos ele seria reconhecido o maior diretor da história do cinema. Concessões a parte, não deixa de ser parcialmente verdadeira a afirmação, e se há preconceito com o cinema fora do eixo norte-americano hoje, imagine há 60 anos atrás. De toda forma, este não apenas é um filme obrigatório para todo cinéfilo como o ápice da carreira do maior cineasta japonês. Um indiscutível marco cinematográfico.
1. O Poderoso Chefão: Parte II (1974) – 3 h 20 min
Para muitos, o maior filme da história do cinema, a trajetória da família Corleone nesta segunda parte acompanha a expansão do império criminoso agora nas mãos do padrinho Michael e, simultaneamente revive o início do século XX para apresentar a juventude de Vito, interpretado por Marlon Brando na Parte I, na Sicília. Com interpretações soberbas de Al Pacino e Robert De Niro e a trilha sonora característica de Nino Rota, não há filme melhor e maior no cinema do que este!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

11 comentários em “10 Melhores maiores filmes do cinema”

  1. Parabens pela lista, Marcio.

    Duas informações extras para voce: A versão do diretor de "Dança com Lobos" possui 4h05min de duração e "O Retorno do Rei – Versão Extendida" cerca de 4h20min. Os dois foram exibidos nos cinemas (o Senhor dos Aneis apenas nos EUA).

  2. shame on me. só assisti aos "principais" as obras-primas de coppola e jackson, tenho em casa lawrence e … e o vento levou, mas por algum motivo nunca conferi, rs. o farei em breve!

  3. Márcio não sei vc conhece o cinema indiano ,mas aqui vai um filme que pode ter certeza vale a pena assistir chama-se Jodhaa Akbar o filme tem inacreditaveis 3:15 Min , que pro padrão do cinema ocidental é gigantesco ,mas em nenhum momento vc sente o tempo.
    vou colocar aqui o link do IMDB pra vc dar uma olhada ,está em inglês,e tem o filme completo no Youtube , se tiver a oportunidade de assista e depois compartilhe aqui no blog ou no filmow o que achou ,um abraço
    http://www.imdb.com/title/tt0449994/

  4. Justíssima a lista. Entretanto, mudaria alguns filmes de lugar – colocaria Lawrence da Arábia como um dos primeiros, por exemplo (e já aguardo ansiosamente sua resenha!). Os dois primeiros deixaria exatamente assim. Ambos encontram-se no meu TOP 5 (embora não saiba definir qual Poderoso Chefão é o melhor, portanto, muda constantemente).

  5. Ótima lista. Tais filmes provaram a teoria de Alfred Hitchcock errada. De que filmes devem ser feitos com o tempo de duração correspondente a bexiga humana.Obviamente ele falava sobre exibições no cinema e não contava com o advento do home cinema. Uma sugestão: os melhores maiores filmes em variados gêneros, aonde poderiam constar filmes de guerra como a versão de Apocalypse Now Redux (3h22min.), filmes cult como Scarface (2h50min.) ou Império dos Sonhos (3h.), faroestes como Era uma Vez no Oeste (2h55min.) e até mesmo filmes heróis.
    P.S.: A versão de Cleópatra que assisti tinha 4h08min.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Críticas
Marcio Sallem

Rosalie

Em frente ao espelho, antes de ser dada

Rolar para cima