10) A Hora da Escuridão (The Darkest Hour): as leis da física jamais foram tão violadas quanto nesta bobagem apocalíptica, recheada de diálogos idiotas e uma ameaça banal.
9) O Pacto (Seeking Justice): já está ficando chato incluir um ou dois filmes de Nicolas Cage todo ano na lista de piores, mas o cara também não ajuda.
8) Como Agarrar meu Ex-Namorado (One for the Money): Katherine Heigl, você é linda, carismática e esforçada, mas precisa urgentemente de um agente novo ou continuará fazendo comédias românticas recicladas e bobas como esta.
7) Filha do Mal (The Devil Inside): se todas as pessoas decidissem contar seus causos de terror a partir de falsos-documentários, repensaria as idas ao cinema para assistir a filmes de terror.
6) Área Q (Area Q.): fui sem saber o que esperar e saí descrente com esta bobagem amadora que mistura espiritismo e ficção-científica.
5) Fúria de Titãs 2 (Wrath of Titans): o primeiro era uma bobagem divertida; este, um videogame sem jogador. Quem sabe os deuses devessem lavar a roupa suja no divã de Freud.
4) Armadilha (ATM): a premissa é tola – três pessoas acuadas em um caixa eletrônico por um serial killer – e a execução é pior ainda. Pura estupidez.
3) Quatro Amigas e um Casamento (Bachelorette): nem a publicidade acreditava nesta grosseria gratuita e nada engraçada. Bola fora de Kirsten Dunst que ano passado estrelava o melhor filme do ano, Melancolia.
2) Totalmente Inocentes: lavei a alma de tanto rir no stand-up do Fábio Porchat. Mas neste besteirol que chupa o seu roteiro de Cidade de Deus e Tropa de Elite, tive só a vontade de deixar a sala de cinema.
1) Cada um tem a Gêmea que Merece (Jack and Jill): depois de um tempo, fiquei anestesiado com o humor de banheiro típico do Adam Sandler. Mas acho que nunca vou superar a humilhante gozação de uma das lendas vivas do cinema: Al Pacino.
Outras bobagens que tive o desprazer de assistir neste ano:
12 Horas
A Dama de Ferro
A Era do Gelo 4
A Sombra do Inimigo
A Última Casa da Rua
Adeus, Primeiro Amor
Anjos da Noite: O Despertar
Até que a Sorte nos Separe
Ato de Coragem
Beleza Adormecida
Busca Implacável 2
Chernobyl
Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança
O que Esperar quando você está Esperando
Os Penetras
Possessão
Resident Evil 5 – Retribuição
Um Homem de Sorte
Um Verão Escaldante
Vizinhos Imediatos do 3o Grau
P.S.: mesmo parando direto nas prateleiras da locadora, não posso deixar de citar o péssimo O Babá(ca).
Crítico de cinema filiado a Critics Choice Association, à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Online Film Critics Society e a Fipresci. Atuou no júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/SP, do 12º Fest Aruana em João Pessoa/PB, do 24º Tallinn Black Nights Film na Estônia, do 47º TIFF – Festival Internacional de Cinema em Toronto. Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017) e Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018). Criou o Cinema com Crítica em fevereiro de 2010 e o Clube do Crítico em junho de 2020.
5 comentários em “Lista | Os 10 piores filmes de 2012”
O motivo de eu ter feito um top 20 este ano foi porque eu mantive distância saudável desses filmes-pregos que estão na cara serem ruins rs. Então, tenho muitas lacunas na sua lista – que não pretendo preenche-las rsrs – mas vi o primeiro lugar e concordo totalmente, mesmo achando que esse posto deveria ser de "Agamenon". E o fato deste nao estar nem nas suas "bobagens", me leva a crer q vc nao viu aquela merda. Fez bem, caro Marcio, amor próprio acima de tudo =D
E "Um Verão Escaldante" é mesmo muito ruim!
Grande abraço!
Faltou a comédia "Anjos da Lei" , muito ruim!!!
"Armadilha (ATM)" é tenso, denso e te segura o tempo inteiro! Precisa muito mais que isto para NÃO estar em listas de piores do ano???
Faltou 'Amanhecer parte 2', lixo como todo o resto da Saga! Aquele bebê digital… pqp.
Não assisti Cada um tem a Gêmea que Merece, mas infelizmente assisti This is my boy. O pior filme que vi ano passado de longe…