Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Deserto Particular

Deserto Particular

119 minutos

Drama premiado no Festival de Veneza é dirigido por Aly Muritiba

Premiado no Festival de Veneza deste ano, Deserto Particular concede a oportunidade de conhecer histórias de personagens brasileiros deixados à margem da sociedade em uma espécie de narrativa reconciliatória deles consigo mesmos e com a sociedade onde tentam se encaixar. O roteiro narra a jornada de Daniel (Saboia), um policial militar investigado pela corregedoria e cuidador do pai, um militar aposentado e demenciado, de Curitiba ao interior da Bahia para encontrar qual o paradeiro de Sara (Fasanaro), jovem que conhece apenas da internet e desapareceu.

Assim como realizou no bom Ferrugem, Aly Muritiba subdivide a narrativa em metades delimitadas por um encontro específico, e propõe uma forma de enxergar um estudo de personagens a partir da maneira com que apresenta mundos diferentes neste Brasil continental. Enquanto o de Daniel é caracterizado por ambientes fechados, contrastes expressivos e a incapacidade de expressar o que sente, o de Sara é arejado e mais colorido ou mesmo néon, embora reprimido pelo conservadorismo religioso e familiar. 

É com a fricção entre mundos a princípio irreconciliáveis que Aly Muritiba trabalha para dirigir um trabalho humano e sensível, mas jamais sentimental nem piegas. Com o trabalho do diretor de fotografia Luis Armando Arteaga, Aly utiliza a encenação áspera e realista como a peça ilustrativa da obliquidade do protagonista, sem a pretensão de maquiar os eventos ou de conferir a atmosfera de conto de fadas à realidade.

Enquanto faz isso, Aly também não sonega a Daniel a oportunidade de se redimir como ser humano. Isto confere profundidade a um homem cujo momento de violência é sugerido, mas não explicitado, em detrimento a momentos de afeto – quando assiste o pai no banho – e vulnerabilidade. Detrás da aparência truculenta e rude, existe um Daniel implorando para ser descoberto, o que exige um ator à altura para reorientar a busca que empreende no nordeste ao interior de si mesmo. Aly encontra este intérprete em Antônio Saboia, que conversa suas frustrações de uma forma sutilmente latente.

Sara é o oposto de Daniel, pois sua jornada não é de busca, mas de fuga. Precisa camuflar-se a fim de evitar a perseguição discriminatória e fingir a aparência desejada pela mãe, interpretada por Zezita Matos. No que Antônio Saboia é introspectivo, Pedro Fasanaro é decidido e expressivo, por saber quem é e o que deseja. Ao lado deles, complementam o elenco Cynthia Senek (de 3%), como a irmã de Daniel responsável por proporcionar o atrito para que o protagonista manifeste seu preconceito, Thomas Aquino (de Bacurau), o melhor amigo e confidente de Sara, e Laila Garin. 

Por causa de narrativas iguais a esta que o cinema brasileiro é apaixonante, pois, em vez de trilhar o caminho óbvio do pré-julgamento, Aly Muritiba decide unir os mesmos opostos que, no mundo real, dificilmente se aproximariam. Ao proporcionar o ponto de encontro no meio do caminho, de forma literal na metragem da narrativa, Aly convida o espectador a desfazer as ideias formadas enquanto hasteia a bandeira branca, representada por um vestido azul. Seu significado é bem maior do que só um presente, é também o momento de reconhecimento da pessoa que está diante de si feita por um personagem que termina por representar o Estado brasileiro.

A sua maneira, Deserto Particular é sobre inclusão, visibilidade e também aceitação. Não é um filme de respostas, mas das possibilidades que florescem nos encontros.

Deserto Particular está disponível na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Críticas
Thiago Beranger

The Fabelmans

Steven Spielberg volta às telonas com uma verdadeira

Rolar para cima