Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Jerry e Marge Tiram a Sorte Grande

Jerry & Marge Go Large

90 minutos

A comédia mais socialista do ano

Admiro filmes que transformam histórias simples em narrativas cujos valores e ideologias são revelados e transmitidos sem serem empurrados à força ao espectador. É o exemplo de Jerry & Marge Tiram a Sorte Grande, uma comédia inspirada em fatos que revela muita força debaixo da superfície trivial. 

No roteiro de Brad Copeland (de O Touro Ferdinando), Jerry (Bryan Cranston) é um homem na terceira idade, confortável com a rotina diária na pacata e abandonada Winfall, onde criou o casal de filhos junto a esposa Marge (Annette Bening). Ao se aposentar da fábrica de sucrilhos onde trabalhou durante toda a idade adulta como matemático estatístico, Jerry encara o dilema existencial do “agora, o que faço?”. Os filhos o presentearam com um barco de pesca: quando vocês me viram pescar?, Jerry pergunta, e o filho responde, você me levou aquela vez quando criança. Desmotivado, Jerry encontra propósito ao descobrir uma falha na loteria estadual de Massachusetts e começa a faturar consistentemente. 

Não demora para que Marge descubra, ou melhor, para que Jerry confesse sem querer que está jogando na loteria. Em vez de recriminá-lo, Marge anima-se porque tem a oportunidade de viver, nos anos dourados, o amor e a adrenalina que não pôde experimentar antes, pois encara a empreitada como se fosse criminosa. Depois, Jerry e Marge criam uma sociedade formada pelo contador viúvo e apático (Larry Wilmore), por um dono de mercearia (Rainn Wilson, de The Office) e pela cidade de Winfall. O que poderia interromper este sonho? 

É quando o roteiro insere Tyler (Uly Schlesinger), um estudante de Harvard que descobre a mesma falha na loteria e começa a apostar com a ajuda de seus colegas de faculdade. Logo os grupos começam a competir entre si, e a direção de David Frankel (de O Diabo Veste Prada) começa a explorar os temas que a história trivial proporciona: o conflito geracional, em como as gerações rejeitam e subestimam as gerações anteriores, e a crítica ao individualismo em face à defesa da coletividade. 

Eu inclusive acredito que Jerry e Marge Tiram a Sorte Grande seja o filme mais socialista deste ano. Além de ser crítico à postura egoísta e capitalista de Tyler – que explora a mão de obra do trabalhador, os seus colegas, que passam o dia inteiro apostando nos jogos da loteria e não recebem nada em troca por isso – e enaltece a postura socialista de Jerry, ao menos de forma ideológica, que utiliza os ganhos da loteria para devolver à cidade o brilho que antes tinha, em vez de utilizar a riqueza exclusivamente em benefício pessoal. 

E mesmo que seja formalmente simples, a narrativa encontra espaço para a fotografia solar e calorosa e os tons de roupa pastéis e agradáveis serem contrapostos às roupas fechadas e sóbrias de Tyler. Mesmo o aspecto vampiresco do estudante, trancafiado dentro do quarto e à frente do computador, opõe-se ao tom de pele corado e rosado de Jerry ou Marge, habituados a se confraternizar com a comunidade em churrascos ao ar livre.

Singelo e agradável, Jerry e Marge Tiram a Sorte Grande é o tipo de filme de domingo, em que a ficção inspirada em história real conforta quem está acostumado a assistir, anestesiado, às atrocidades que o individualismo de sujeitos como Tyler provoca no mundo contemporâneo.

O filme está disponível no catálogo da Paramount+

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Críticas
Marcio Sallem

O Favorito

Tendo permanecido 8 anos longe do poder, durante

Críticas
Thiago Beranger

Elvis

Crítica da cinebiografia do astro “Elvis” dirigida por

Rolar para cima