Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Sexy por Acidente

Sexy por Acidente

110 minutos

Narrativas como “Sexta-Feira Muito Louca”, “De Repente 30” ou “Quero ser Grande”, confessadamente a inspiração desta “Sexy por Acidente”, são como biscoitos da sorte que revelam mensagens de auto-ajuda na fantasia idealizada por seus protagonistas. O capítulo desta vez é sobre auto-estima, qualidade que Renee Bennett (Schumer) perdeu enquanto folheava as páginas da revista de moda para que trabalham no porão onde a esconderam junto com uma equipe de informática composta por uma única pessoa. Menos parecida do que gostaria com as modelos de corpos artificialmente esculpidos, Renee declarou guerra contra o espelho e, por consequência, consigo mesma, sabotando suas chances de felicidade no amor e sucesso profissional.

Tudo muda quando, tentando queimar as calorias no spinning, Renee sofre uma concussão e acaba alterando a maneira com que se enxerga: no lugar da insegurança e timidez, autoconfiança e empoderamento que a impulsionam, sem esforço, ao posto que almejava na empresa e ao lado de um alguém que ama. É como se “O Amor é Cego” assumisse a perspectiva de Rosemary, não a de Hal, de modo que a maneira com que a protagonista se enxerga comece a refletir o amor próprio recém descoberto. A mensagem é pertinente, ataca a superficialidade do culto da beleza e mostra que esta não se resume à foto do perfil, mas é sinônimo de autenticidade.

A melhor decisão da narrativa é, sem dúvida, que Amy Schumer interprete ambas versões de Renee, já que isto evidencia que o que a impede de ser a melhor versão de si própria não é a aparência, a forma física ou o penteado que reproduz sem sucesso, e sim a trava que tem no cérebro. Este, mais do que cosméticos, é o produto mais valioso fabricado pela indústria de beleza, que lucra com as ilusões e aspirações fecundadas às custas da baixa auto-estima. Assim, a mesma Renee cuja calça rasga no banco da bicicleta (exemplo, também, do humor ineficaz da comédia) é a que arranca aplausos da plateia enquanto se exibe em um concurso de biquínis. E Amy é bastante feliz em retratar ambos os estados de espírito da personagem através de discretas modificações na postura corporal.

Contudo, em boa parte do tempo, a narrativa parece sabotar-se, inclusive sem que percebam a dupla de diretor Abby Kohn e Mark Silverstein, em seu trabalho de estreia. Repare que o espectador sorri DE Renee, e não COM ela, como se fosse engraçada a ideia de que alguém fora dos padrões pré-determinados pudesse ser a mais bonita do salão e agir como tal. Isto proporciona, ainda, uma comédia baseada no embaraço e vergonha alheia, que resulta em sorrisos amarelos mesclados com sentimento de culpa, em vez de retratar justo o contrário: que todos nós fazemos parte do sistema que ajuda a abalar, definitivamente, o amor próprio daqueles ao nosso redor, ao forçá-los à comparação injusta com modelos de photoshop.

A propósito, todo o discurso feito por Renee em defesa de amar quem se é vai ao encontro do consumo de produtos de beleza, com a diferença de serem endereçados à segunda linha de clientes (termo cunhado pela própria narrativa e jamais rebatido pela protagonista). Para ela, o que diferencia o público alvo típico da empresa daquele que tentam alcançar é apenas a condição social, a capacidade aquisitiva e a possibilidade de se maquiar dentro do metrô ou ônibus no caminho para o trabalho. E note também que, mesmo depois de tudo por que passou, Renee não demora a retorna ao ponto de partida da trama, o templo de idolatria à aparência, quando a lógica demandaria exatamente o contrário. Aliás, seu figurino ainda revela todo o equívoco narrativo, pois, se no princípio Renee veste cores alegres e vibrantes (a única a fazê-lo), ao término acata o tom monocromático de todas as demais ao seu redor.

Isso sem esquecer que, tirada a mensagem da narrativa, esta se revela anacrônica e datada. A começar pela trilha sonora de Michael Andrews, que não perde a chance de encerrar cada close no rosto melancólico de Renee com acordes piegas de compaixão. Já o romance com o simpático Ethan (Scovel) é bem água com açúcar, e o fato de a narrativa embaçar ou não exibir o corpo nu de Renee, só para evitar a censura mais grave, enfraquece sua mensagem. Finalmente, a trajetória de Renee é das mais previsíveis que há, da mesma forma como são artificiais suas melhores amigas Mallory e Vivian, personagens unidimensionais postos na trama com o propósito único de proporcionar a redenção necessária.

São muitos equívocos que a carismática Amy Schumer e Michelle Williams, que parece ter engolido um balão de hélio, não conseguem consertar, por melhores que sejam as intenções deste “Sexy por Acidente”.


Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Críticas
Thiago Beranger

Imaculada

Quando o namorado de Daria, um rapaz viciado,

Rolar para cima