Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Trem Bala

Bullet Train

127 minutos

Brad Pitt a bordo do divertido e frenético trem em direção a seu destino

Quando era jovem lá em Barbacena (daí vocês tiram minha idade), o cinema de ação era resumido a Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Bruce Willis, Wesley Snipes e outros, disputando quem tinha o maior bíceps. Não que não adorasse aquele cinema hoje denominado brucutu, mas que bom assistir às ramificações do gênero de ação no século, a estilização do gênero além do óbvio, a influência do cinema asiático no balé de artes marciais, a introdução do senso de humor ácido e macabro, ao empoderamento feminino dentro do gênero. Hoje, mais do que nunca, o cinema de ação oferece tantas oportunidades além de homens valentões salvando o mundo e trocas de tiros e sopapos, excitante para quem ama o gênero. 

E Trem Bala acumula ramos do cinema de ação contemporâneo dentro da embalagem apertada do veículo sobre trilhos mais rápido do mundo. Adaptado por Zak Olkewicz a partir do livro de Kōtarō Isaka, o roteiro é mais acelerado do que o tempo de parada nas estações ao situar o espectador dentro de um mundo de assassinos néon, tipo aquele de John Wick, embora bem mais humorado. Somos apresentados a Joaninha, o codinome do personagem interpretado por Brad Pitt, cujo azar definiu a decisão tomada na carreira: em vez de assassino de aluguel, apenas o cara que surrupia e entrega aquele item a quem o contratou (no caso em particular, uma maleta de prata com milhões de dólares). O problema é que Tangerina e Limão, Aaron Taylor-Johnson (de A Era de Ultron) e Brian Tyree-Henry (de Atlanta), foram contratado para levar a maleta e o filho de Morte Branca, Logan Lerman, ao chefão do crime organizado no Japão. Há terceiros casualmente interessados na maleta, o Príncipe (Joey King), e aqueles que estão no trem por motivos particulares, casos do Lobo (Bad Bunny) e Kimura (Andrew Koji). 

A salada de personagens aumenta à medida que o trem avança em direção à estação de Kyoto e participações especiais começam a desaguar dentro da narrativa no mesmo ritmo frenético com que os golpes são trocados pelos personagens. Muito do charme da narrativa está em curtir a viagem, e assistir aos encontros e desencontros dos personagens, que não sabem o motivo de estarem reunidos naquela situação, embora tentem executar sua missão da melhor maneira possível. O tempo avança e a direção de David Leitch (de John Wick, Deadpool e Atômica) retrocede ao passado para revisitar alguns momentos desconhecidos de nós, às vezes duas vezes para esclarecer fatos não apresentados na integralidade. Não demora para a garrafa d’água batizada ter sua história de origem. 

O escracho do tipo de humor de Deadpool – embora não autorreferencial – é diretamente proporcional à ação e violência. Na realidade, logo que o trem deixa a estação, a direção proporciona 2 horas de suspensão da descrença… e da respiração. Não só em razão de os personagens estarem em movimento, indo de lá para cá, mas quando estão sentados, os diálogos conferem alternativa e dinamismo à narrativa, pois são encenados igualmente de modo ágil. Enquanto isto, o roteiro proporciona mudanças de percurso no meio do caminho que ressignificam a missão de Joaninha e dos demais dentro de um argumento que remete ao azar e à sorte, e ao destino como se este fosse o inimigo insuperável colocado diante da trupe de assassinos. 

A ação é encenada dentro dos vagões apertados do trem, e utiliza a falta de espaço como estímulo para a construção de sequências envolventes de luta, valorizadas ainda pelo fato de Joaninha recusar-se a utilizar armas de fogo. No lugar, aquilo em que puder colocar a mão: bandeja, garrafa de água (olha ela de volta) etc. Brad Pitt, aos 58 anos e em apenas o 3º filme de ação (após Snatch: Porcos e Diamantes – que nem de ação propriamente dito é – e Sr. e Sra. Smith), realiza o máximo de stunts possível, adicionando ainda ao personagem o maneirismo do movimento agitado do corpo e uma grata jovialidade ao papel. Ao lado da estrela-mor que ilumina a narrativa inteira, um elenco coadjuvante competente e igualmente pitoresco, em maior ou menor grau de participação. 

Tudo muito empolgante, como blockbusters devem ser, com humor ácido, sádico e mórbido, ação frenética e descontrolada, coincidências e revelações no melhor estilo Guy Ritchie de fazer cinema e atores com carisma em abundância. Eu curti cada minuto dessa viagem e já quero comprar o tíquete de volta. 

Trem Bala está disponível nos cinemas.

Leia também a crítica escrita por Thiago Beranger no link.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

1 comentário em “Trem Bala”

  1. Pingback: Reviews: Bullet Train (2022) – Online Film Critics Society

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Prometheus

Prometheus, Estados Unidos, 2012. Direção: Ridley Scott. Roteiro:

2 Coelhos

2 Coelhos (Idem, Brasil, 2012). Direção: Afonso Poyart.

Rolar para cima