Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Fantasma Neon

5/5

Fantasma Neon

2021

20 minutos

5/5

Diretor: Leonardo Martinelli

Uma obra cinematográfica tem a capacidade de ultrapassar o limite de seu quadro, de desbravar muito além da extensão de sua película e reverberar por muito mais tempo que sua duração. Fantasma Neon acredito ser uma dessas obras que transcenderão. Sua execução é poesia e sua denúncia social é um grito afiado.

O filme expõe a realidade dos entregadores de aplicativo, seus corres, suas dores, as várias microviolências do cotidiano de suas atividades e a macroviolência de ser invisibilizado e desumanizado em um sistema econômico que os explora além do limite como a principal engrenagem que não pode parar. Enquanto o mundo do dinheiro se recusa a enxerga-los como pessoas, a câmera nos obriga a olhá-los nos olhos enquanto nos revelam seus nomes e nos contam suas histórias – que apesar de ficcionais, se espelham em vivências que se repetem entre vários desses profissionais.

A cor saturada de seus uniformes e o sorriso impresso em suas máscaras não refletem o sentimento desses indivíduos que entregam alimentos enquanto sentem fome. Oscilando entre a realidade e a fantasia, Fantasma Neon nos oferece beleza. Não para nos poupar ­– afinal não é a nossa carne que sangra, apesar de nossos olhos poderem chorar – mas por que não cabe mais explorar ainda mais o sofrimento desses entregadores. Dessa maneira, o filme abraça o fantástico através de um musical em que as ruas são palco desse enredo operístico.

Para além dos versos cantados, a fotografia do filme nos encanta enquanto subverte estereótipos e traz diferentes tipos de resistência. O passinho e as batidas de trap movimentam essa obra corporal. Em determinado momento, Instrumentos musicais são manuseados como armas, inclusive porque a arte possui munição infinita para todas as batalhas.

Fantasma Neon é um desbunde artístico. Se o cinema é uma arte visual, onde a mensagem deve ser vista e não falada, aqui ela é também sentida. Assistir ao curta é como observar uma tela de Basquiat ouvindo Gil Scott Heron. Não acredito que uma denúncia, notícia ou qualquer material jornalístico atinja a mesma profundidade emocional, ainda que o curta musical seja uma obra ficcional. Digo isso baseado nos diversos casos de absurdos cometidos contra essa classe trabalhadora que foram noticiados – quando são noticiados.

Fantasma Neon foi exibido na 2ª Edição do Festival de Cinema de Vassouras

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Rolar para cima