Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Não Sei Quantas Almas Tenho

2/5

Não Sei Quantas Almas Tenho

2022

98 minutos

2/5

Diretor: Cavi Borges, Patrícia Niedermeier

Histórias de vampiro são presentes no imaginário coletivo. A figura de Drácula, por exemplo, já foi adaptada diversas vezes e em diversas mídias. Atores foram consagrados interpretando versões do príncipe das trevas, como Max Schreck, Bela Lugosi, Christopher Lee e Gary Oldman. Não Sei Quantas Almas Tenho é uma produção brasileira que trás mais uma vez à tela esse misticismo sobre essas criaturas da noite.

No longa, somos apresentados ao vampiro Nicolau que enxerga Nina como o grande amor que buscou ao longo dos séculos. As inspirações na história de Drácula de Bram Stoker são óbvias. Basta observar o nome da amada pretendente: Nina, quase Mina (Harker). O filme se concentra em um jogo mais de obsessão do que sedução. Onde Nina, sob influência de seu stalker sobrenatural, começa a perder o controle de suas ações e seus desejos.

Nicolau, no entanto, não é um vampiro que nos intrigue. Não possui nem à ferocidade de Lugosi, tão pouco a sensualidade de Lee. Pelo contrário, o vampiro lusófono mais se assemelha ao anjo Demian, interpretado por Bruno Ganz. Sua expressão, contudo, é quase sempre blasé apesar de toda inquietação em seu âmago, inspirada no poema do Fernando Pessoa e que também nomeia o filme. Salvo quando invade a mente de sua amada. A comunicação telepática que se estabelece entre o observador e o objeto e seu desejo é enfadonha e um tanto quanto pomposa. O texto acaba necessitando transmitir uma eloquência de uma alma milenar existencialista que, além de ser expositiva, soa previsivelmente cafona. Mesmo quando envolvido em uma estética neo-noir que oscila entre sombras e luzes, o filme não consegue seduzir nossa atenção.

A tensão do filme se sustenta sobre a trilha musical extradiegética que ruidosamente ressoa em nossos ouvidos enquanto a câmera espreita a mulher traz uma onipresença à figura do ser sobrenatural. A oscilação entre cenários portugueses e brasileiros é curiosa. Também é curioso como podemos acessar a confusão mental de Nina com o subir e descer de elevadores claustrofóbicos cujo ranger de engrenagens também nos faz ranger os dentes. Contudo, essa angústia proporcionada não chega a se desenvolver, tão pouco se transfigura no horror. Até mesmo as cenas gore onde a bestialidade é despertada tem seu caráter repulsivo comprometido ao revelar que o que foi devorado era apenas uma pitaia. Se a capitulação pautada nos elementos da tabela periódica acabou drenando ainda mais o ritmo da narrativa.

Por fim, acredito que o longa poderia ser mais incisivo na questão do quão abusadora uma figura masculina pode ser sobre uma mulher ao invés de justifica-la. Invadir seus pensamentos e sempre a espreitar não seria positivo de maneira alguma. Afinal, por mais que o perseguidor em questão seja demasiado débil, a maneira como faz uso de seus dons sobrenaturais é covarde. Com isso, o desenvolvimento do vampiro Nicolau na trama é um dos principais motivos para que  Não Sei Quantas Almas Tenho acabe sendo um filme de gênero cujo potencial acabou se extinguindo durante sua execução.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Rolar para cima