Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Dahomey

3.5/5

Dahomey

2024

67 minutos

3.5/5

Diretor: Mati Diop

Em 2021, o presidente francês Emmanuel Macron restituiu a Benin, na figura do presidente do país, Patrice Talon, 26 obras de arte saqueadas durante a colonização francesa ocorrida no século 19, no então denominado Reino de Daomé. A diretora franco-senegalesa Mati Diop, a vencedora do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019 por Atlantique, documentou a devolução dessa minúscula fração do patrimônio histórico e cultural roubado pelos colonizadores e os reflexos disso no documentário Dahomey.

Que já inicia com uma imagem bastante significativa de torres Eiffel em miniatura, souvenirs vendidos no centro de Paris, muitas das vezes por imigrantes africanos, cujo deslocamento é o resultado de um processo histórico colonialista, dentro do qual está inserido exatamente o saque do patrimônio dos povos colonizados. É um cenário europeu ao qual Mati Diop dá a atenção devida, a mínima possível, preocupando-se sobretudo com o trabalho técnico de acondicionamento e transporte das obras de arte. Uma destas obras, em razão da escolha de enquadramento e da posição do objeto, é acrescida de um significado especial remissivo à época da escravização do povo africano.

Contudo, é em Benin que o reflexo da restituição é melhor expressado. A festa nas ruas da cidade é contrabalanceada com o melhor momento do documentário: o debate realizado por acadêmicos universitários que anula qualquer visão paternalista que o povo europeu possa ter do povo africano. É um instante pelo qual Mati Diop demonstra um autêntico fascínio, ao passear a câmera por aqueles rostos jovens e representativos de uma geração consciente e promissora. A discussão sobre a padronização do gosto construído pela arte capitalista – de Hollywood, sobretudo, e aí são citadas as produções da Disney ou Avatar – não é limitada à Benin, mas dialoga com o mundo inteiro, e o Brasil em particular, dado o preconceito que o (hipotético) espectador médio tem em relação à nosso cinema. Também é tematizado o uso de termos reducionistas que desvalorizam a arte e a cultura ao denominá-la de coisas.

Além da relação da arte com o apreciador, da rejeição da arte do ‘colonizado’ em favor da arte do ‘colonizador’ e do emprego da língua dele em detrimento do idioma nativo, há ainda uma discussão política afiada que exige o questionamento se a devolução das obras não é somente um evento político-populista, em vez do evento histórico alardeado por quem está no poder. Das mais de 7.000 obras saqueadas, só 26 foram restituídas, um contrassenso se o desejo está em restabelecer a identidade histórica através da cultura. Mesmo a cultura de museus é posta sob holofotes, ante a ausência de estímulo para a visitação de membros da população de baixa renda – a desempregada, que sofre com a fome ou a indignidade. Ora, o que são 26 peças de arte em um museu que jamais irei visitar se não tenho condições de saber qual será minha próxima refeição?

 

Todo o recorte no espaço universitário, inclusive o instante representativo em que Mati Diop registra um aluno tirando um cochilo, é merecedor de reflexão e uma resposta à súplica do curador do museu que clama para que apareça uma geração interessada neste trabalho tão significativo de conservação da identidade do povo. Enquanto registra os acontecimentos e realiza recortes significativamente abertos para que o espectador interprete ou meramente perceba o poder de uma imagem, Mati Diop ainda estiliza o conteúdo apresentado através de uma narração fantasmagórica, advinda de um coletivo ancestral, que preenche a tela, indaga e lamenta.

Com somente 67 minutos de duração, o documentário problematiza o fato retratado sem desmerecer a sua importância. Era urgente e imprescindível a devolução das 26 peças de arte à legítima proprietária e de onde jamais deveriam ter saído e, mesmo assim, Diop não se contenta em se limitar a esse fato e a essa constatação, mas através da câmera encontra as perguntas pertinentes que não se limitam somente aquelas peças, aquele país, mas a todos os povos, iguais ao nosso, um dia submetidos a saquead… digo, colonizadores. Ironicamente ou não, os mesmos que financiaram e produziram Dahomey e que, agora através da arte, ainda continuam a explorar os povos que ontem colonizaram.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Críticas
Marcio Sallem

Legalidade

Crítica de Legalidade, exibido no 47º Festival de

Rolar para cima