Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

Veja por Mim

See for Me

92 minutos

Atriz cega estrela thriller de invasão domiciliar

O thriller “Veja por Mim” é eficiente o tanto quanto é ingênuo ao contar a história de uma ex-esquiadora profissional que abandonou o esporte após perder a visão. Amargurada, Sophie desconta a frustração na mãe e através do cometimento de pequenos delitos nas residências que a contratam como babá de animais. Seu mais recente trabalho a leva à tradicional mansão do cinema de terror, a momentos de ser invadida por ladrões ignorantes ao fato de não estarem a sós. Ao perceber a presença deles, Sophia faz o que toda personagem deveria fazer: chamar a polícia que está a 20 minutos de distância. Enquanto não chegam, apela ao aplicativo que a mãe havia citado e que dá nome ao filme, um que permite que a pessoa cega interaja com um atendente com acesso à câmera do celular e que a orientará a resolver tarefas domésticas ou, neste caso, a permanecer viva. 

Escrito por Adam Yorke e Tommy Gushue, o roteiro de “Veja por Mim” certamente exige a suspensão de descrença do espectador, até se ancorar dentro de parâmetros de razoabilidade. A maioria dos personagens age dentro de parâmetros de verossimilhança e razoabilidade, em face aos conflitos apresentados diante de si, assim como Sophie é apresentada como a jovem adulta que deseja conservar a autossuficiência, razão por que desistiu de praticar a modalidade de esqui assistido nos jogos paralímpicos. Quem a ajuda a abrir a arrombar a porta deslizante e a sobreviver é Kelly (Jessica Parker Kennedy), apresentada como a gamer que, no tempo livre, trabalha como assistente no aplicativo. 

Não há muito segredo (eis a ingenuidade) em perceber como o roteiro é desenvolvido para que aproveite cada informação a respeito da personalidade de Sophie e Kelly: a gamer, no trabalho análogo à atendente de emergência, só substitui o jogo de tiro em primeira pessoa por outro, apesar de este ter consequências reais, ao orientar a teimosa Sophie. Inclusive, a direção de Randall Okita abraça a influência daquele tipo de jogo ao empregar seus planos subjetivos característicos. Enquanto isso, a protagonista aprenderá a confiar em quem a guie e a conter a ansiedade (“Respire!”, fala Kelly), como se estivesse preparando o psicológico para retornar ao esqui. 

É bonitinho, narrativamente, enxergar o desenvolvimento do arco dramático de Sophie (óbvio que grita) ou a personalidade de Kelly transbordar até a decisão no ato final que não é mais a de legítima defesa, e sim de ataque. A ingenuidade na forma e no conteúdo é abraçada sem ressalvas pela direção, de tal modo que pode se dedicar a explorar a tensa situação. Por razão da natureza audiovisual, sabemos mais do que Sophie e também os criminosos sabem. Isto aumenta o suspense no interior da mansão labiríntica, com alternativas de desvios e esconderijos empregadas pela direção.

Entretanto, o trunfo da narrativa é a atuação de Skyler Davenport. Não digo somente porque é cega, igual à Sophie, o que aumenta a fidelidade narrativa, mas porque encara o papel sem o desejo de amenizá-lo ou torná-lo simpático ao espectador. Sophie é mal educada, áspera e mesquinha, defeitos que não impedem o espectador de torcer para que sobreviva a experiência e saia dela transformada. Se não é ótimo, como foram Um Lugar Silencioso, O Homem nas Trevas ou Hush, ao menos funciona como entretenimento que oportuniza a chance de Skyler. E, quem sabe, por causa dela, de outros atores cegos.

Veja por Mim estreia quinta-feira, 16, nos cinemas, com distribuição da Paris Filmes.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Críticas
Marcio Sallem

Dente de Leite

Crítica de Dente de Leite, tragicomédia australiana sobre

Críticas
Marcio Sallem

Bacurau

Crítica de Bacurau, faroeste dirigido por Kleber Mendonça

Críticas
Marcio Sallem

Muralla

Crítica do representante boliviano no Oscar de 2019,

Rolar para cima