Aumentando seu amor pelo cinema a cada crítica

Search
Close this search box.

In Our Day

3.5/5

In Our Day

2023

84 minutos

3.5/5

Diretor: Hong Sang-soo

A repetitividade da obra de Hong Sang-soo, a repetitividade de estilo, tema, artistas e ânsias, é o que a torna acolhedora. Não um conforto sem retorno, porém um que busca, no simples, uma filosofia particular do criador. A consciência de que haverá um momento em que os personagens derrubarão uma meia dúzia de garrafas de Soju (um destilado à base de soja típico da Coreia do Sul). Ou a limitação do espaço, a alternativa para instigar uma criatividade específica e buscar as oportunidades de encenação habitualmente ignoradas em prol de um cinema espetáculo (o momento em que Sang-won alimenta um gato gordo, diante do espelho, é de uma comicidade adorável). 

In Our Days retoma o tema central da obra de Hong Sang-soo: o papel do artista, do poeta ou da atriz, diante do sentido da vida e do conceito de amor. A atriz-fetiche do diretor, Kim Min-hee, interpreta Sang-won, uma atriz aposentada que aconselha a atriz aspirante Ji-soo (Park Mi-so), no apartamento de Jung-soo (Song Sun-mi). Concomitantemente, apesar de não haver relação temporal ou causal aparente, a documentarista Ki-joo (Kim Seung-yun) entrevista o pai adotivo e poeta Hong (Ki Joo-bong) e recebe a vista do ator também aspirante Jae-won (Ha Seong-guk).

As tramas desenvolvem-se independentemente, embora namorem a proximidade sugerida mas não desenvolvida, além da menção à (possível) relação entre Hong e Sang-won ou da presença do molho de pimenta. Essa associação é ainda construída em termos de enredo: a presença de personagens que desejam ser atores, munidos de presentes aos anfitriões, ou mesmo os instantes em que os personagens deixam o ambiente interno do apartamento em direção ao ambiente externo são espelhados para instigar algo no espectador, mesmo que este algo não se materialize em forma de cinema.

A racionalidade impele-me a procurar elos entre ambas as histórias, estilísticos e temáticos. Contudo, será que, ao adotar este ponto de vista pragmático, não estou perdendo o que há de melhor: a beleza da coincidência? Pois é certo que, neste momento, pode haver alguém ruminando as mesmas coisas que estou ruminando, não em relação a este filme específico, mas algo que promova esta casualidade fraquíssima que o cérebro humano tenta domar em algo maior do que é. É parecido com o comportamento do espectador que modela a arte de acordo com o que deseja (talvez eu até esteja fazendo isso agora), em vez de só apreciar a beleza do momento que proporciona.

Hong Sang-soo não é tolo ao elaborar dramas mínimos e possíveis da vida real, costurados com o bom humor que lhe vem naturalmente. É que filmes ajudam-lhe a preencher o tempo e retardam a ansiedade de refletir sobre a iminência da morte, uma sensação compartilhada com o que o poeta expressa. Se In Our Day ou cada trabalho da carreira de Hong Sang-soo tem algo a ensinar é a capacidade de apreciar as brisas da vida, de modo descomplicado. É o Soju ou o vinho, o cigarro, a conversa ou mesmo jogar pedra, papel e tesoura, momento ímpar e divertidíssimo da carreira do prolífico autor.

Hong Sang-soo é o cinema em que gatos desaparecidos retornam ao lar, em um confortável abraço proporcionado pelo cineasta para atenuar as ansiedades cotidianas na linguagem da simplicidade.

Leia mais sobre a obra de Hong Sang-soo em The Novelist’s Film,  A Mulher que Fugiu e A Câmera de Claire.

Crítica publicada para a cobertura do Festival de Cannes 2023.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de:

Críticas
Marcio Sallem

Papai é Pop

Livremente inspirado no livro “O Papai é Pop”,

Rolar para cima